,

Terceiro prémio de concurso literário vem para a Maia

Um dos três primeiros prémios do XII Concurso Literário Nacional – Conto Infantil de Cabeceiras de Basto foi atribuído a uma concorrente da Maia.
Gláucia Kronberg Medeiros (da Maia) conquistou o prémio de terceiro melhor conto infantil e vai receber 250 euros. O primeiro lugar foi para um concorrente de Boticas e o segundo para Lisboa.

A entrega dos prémios realiza-se no dia 30 de novembro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, em Arco de Baúlhe.

Com esta iniciativa a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto pretende promover e consolidar os hábitos de leitura e de escrita criativa, através de uma atividade que estimule o envolvimento da população a nível nacional. O prémio distingue os melhores contos de autores que não tenham livros publicados.

O Concurso Literário Nacional promove deste modo a escrita criativa e valoriza a expressão literária, divulga autores portugueses e aspetos relativos à cultura literária, assim como valoriza a cultura cabeceirense.

O júri fundamentou a sua escolha nos critérios de organização, coerência e coesão do texto, obediência às características do género em questão, criatividade, qualidade literária, contendo uma alusão ao concelho de Cabeceiras de Basto.

O concurso insere-se num programa mais vasto intitulado “Mosteiro de Emoções”.