,

Colóquio e Convenção Literária à volta do tema da Grande Guerra

Nos próximos dias 14 e 15, a Quinta dos Cónegos recebe a iniciativa ‘Literaturando a Grande Guerra’.

Concluindo o projeto “A Maia e os Maiatos na Grande Guerra”, realizar-se-á um evento genericamente designado de “Literaturando a Grande Guerra”.

Na sexta, dia 14, desenrola-se um colóquio onde estarão presentes vários especialistas nacionais sobre o tema, civis e militares, que procurarão fazer um balanço sobre a presença de Portugal e da Maia na Grande Guerra, sendo que duas das comunicações são especificamente sobre os soldados maiatos na guerra e sobre os reflexos da Grande Guerra na Maia.

No sábado, 15, numa organização da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, haverá uma série de intervenções, seguidas de discussão, onde estarão presentes autores portugueses, que escreveram ficção sobre o tema da primeira guerra mundial.

No dia 14, às 14h30 inicia-se o Colóquio “A Grande Guerra, a Maia e os Maiatos”, estando a sessão de abertura a cargo de Mário Nuno Neves, vereador do Pelouro da Cultura da Câmara da Maia; às 14h45, Sérgio Veludo Coelho, docente da ESE – IPP irá abordar o tema “As Guerras depois da Guerra”; pelas 15h10, Pedro Esgalhado, Coronel do Exército Português e Investigador falará sobre “A Grande Guerra na África Portuguesa”.

Depois de uma pausa para café, será altura, pelas 15h50, de Pedro Marquês de Sousa, Tenente Coronel de Artilharia – Docente na Academia Militar, irá intervir sobre “O Corpo Expedicionário Português – dois momentos marcantes”.

Às 16h15, Fernando Rita, Tenente Coronel de Infantaria irá abordar “A vida em combate dos soldados maiatos na Grande Guerra”, enquanto que por volta das 16h40, José Maia Marques e Rui Teles de Menezes, Técnicos Superiores da Câmara Municipal da Maia se debruçarão sobre as “Repercussões da Grande Guerra na Maia”.
Seguir-se-á a visita guiada à Quinta dos Cónegos. Às 21h00, será exibido o filme “Soldado Milhões”.

Para o dia 15, está reservada a Convenção Literária sobre “Representações da I Guerra Mundial na Literatura Contemporânea Portuguesa”.

Após a receção dos participantes, por volta das 10h30 terá início a abordagem ao tema “Emoções, sentimentos e encontros/choques de culturas no teatro de guerra”. Estarão presentes para o debate os autores: Ana Cristina Silva, João Reis, Nuno Gomes Garcia. A moderação será de Nuno Cacilhas, do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo.

Após a pausa para almoço, será abordada temática “A literatura e o(s) balanço(s) da participação portuguesa na guerra”.
A discussão envolverá os autores: Carla M Soares, Jaime Martins, Sérgio Luís de Carvalho. Moderação de Jorge Silva, da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia.

Por volta das 16h30, haverá o painel acerca de “A importância das fontes para a escrita ficcional de pendor histórico”, onde estarão na mesa de debate Cristina Drios, Moita Flores, Sofia Ferros.
Moderação: Maria Rijo, Comunidade de Leitores das bibliotecas Municipais de Loures.