Dezembro começou com Encontro de Coros Infantis na Maia

A antecipar a quadra natalícia, o dia 1 de dezembro trouxe aos maiatos o V Encontro de Coros Infantis, que se realizou no grande auditório do Fórum da Maia, organizado pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal.

Além dos dois coros maiatos – Pequenos Cantores da Maia (dirigido por Vítor Dias) e Os Fontineiros de Águas Santas (dirigido por Vitor Alves) – subiram ao palco outros três coros nacionais: Crecendi Coro da Pausa de Gondomar, sob a direção de Beatriz Correia, o Coro Infanto-juvenil da Academia de Música da Banda de Ourém, de Vila Nova de Ourém, dirigido por Paulo Ferreira e o Coro do Colégio de Santa Doroteia, de Lisboa, sob a direção de Jean-Pierre Silva.

A presença em palco dos cinco grupos foi do agrado do público, que aplaudiu o reportório diversificado e bastante animado, desde o Clássico à Música de Natal, passando pelas bandas sonoras de filmes famosos, como foi o caso dos Pequenos Cantores da Maia, que apresentaram também temas originais, especialmente compostos para este Coro Municipal da Maia.

António Silva Tiago, presidente da Câmara da Maia e Patrono dos Pequenos Cantores, subiu ao palco para oferecer aos coros infantis participantes algumas lembranças de forma a assinalar este momento festivo.

Na sua intervenção, o autarca realçou o facto de a Maia ser uma comunidade que “em contraciclo à média nacional e regional, tem vindo a crescer em população infantil e juvenil”, razão pela qual a autarquia se motiva num apoio mais cuidado que tem dado às famílias.

Victor Dias, diretor artístico do Coral Infantil Municipal, considerou esta quinta edição a melhor destes encontros, “não só pelo elevado nível artístico das participações dos diferentes coros”, frisou, “mas também pelas condições ao nível do suporte técnico de sonoplastia e luminotecnia, bem como toda a logística organizativa”.