Roteiro das freguesias levou CDS a Milheirós

No âmbito do Roteiro das Freguesias iniciado em 2017, a Comissão Política do CDS Maia marcou a sua agenda do último fim de semana de novembro, em Milheirós, onde reuniu com o executivo da Junta de Freguesia e visitou ainda a Escola Dramática e Musical de Milheirós.

Na visita à Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia (EDMMM), pela mão de Manuel Luís Carvalho, presidente da Direção, a Comissão Política do CDS Maia ficou a par da atividade diária da coletividade e da sua importância para a comunidade da freguesia.

Durante a visita às instalações foi percetível o papel que a coletividade desempenha também na rotina da população sénior. Para Manuel Oliveira, presidente da Comissão Política do CDS Maia, “a EDMMM é uma das coletividades mais genuínas e antigas do município que, além de possibilitar práticas de formação musical e de expressão dramática, apoia ainda o envelhecimento ativo da população sénior.

“A instituição é, por isso, um belo exemplo do associativismo que chega mais depressa que o Estado às carências desta faixa da população”, frisou Manuel Oliveira.

A EDMMM, que comemorou em 2018 os seus 90 anos de atividade, tem, entre outros, a ambição de recuperar a oferta de programação cinematográfica e a construção, articulado com o edifício sede, de um novo espaço mais acessível e com mais valências para a população sénior.

O dia dedicado a Milheirós terminou em reunião com a presidente da Junta de Freguesia, Maria José Neves.

Neste contacto foram abordadas questões do planeamento urbano da freguesia e os desafios futuros nesta matéria.

«A descentralização de competências e as atividades desenvolvidas pelo executivo de junta também foram alvo de uma longa e produtiva discussão em que se abordou ainda a potencialidade turística dos moinhos do Leça, as preocupações com o edifício atual do Centro de Saúde de Milheirós e a caracterização do tecido empresarial desta freguesia. Note-se que Milheirós tem atualmente cerca de 5000 habitantes e ocupa uma posição geográfica central no concelho da Maia», afirma a concelhia do CDS Maia em comunicado.

A Comissão Política do CDS Maia aproveita para agradecer também «a extrema simpatia, amabilidade e cordialidade da Direção da EDMMM e da presidente da Junta de Freguesia de Milheirós nesta que foi mais uma etapa de um roteiro, que consideramos essencial para o conhecimento fundamentado do nosso município. Reiteramos a nossa disponibilidade para colaborar em todos os projetos e soluções que acrescentem valor a Milheirós e à nossa Maia», conclui o comunicado.