,

Folgosa no I Roteiro dos Presidentes

O presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, visitou a freguesia de Folgosa no dia 23 de novembro, no âmbito do I Roteiro dos Presidentes, iniciado em maio pelas freguesias do concelho, tendo subjacente uma política de proximidade.

A visita começou por volta das 10h00, no edifício da Junta de Freguesia, com um café de boas vindas, sendo a receção feita pelo presidente Vítor Ramalho e pelo Secretário Mário Ramos.

A comitiva de Silva Tiago inclui, como é habitual, alguns vereadores, Emília Santos, Ana Miguel Vieira de Carvalho, Marta Peneda e Paulo Ramalho.

O autarca Vítor Ramalho entregou à comitiva um dossiê com o que considerem serem as necessidades prioritárias para Folgosa e que foram alvo do compromisso com a população. Fez também questão de sublinhar, que para concretizar os projetos mencionados a Junta de Freguesia necessita de apoio técnico e financeiro da Câmara da Maia.

Porque o tempo não permitiu que se saísse para o terreno, a manhã foi aproveitada para uma reunião entre portas. Na conversa com os elementos da Câmara Municipal foram abordados temas como Siderurgia nacional, transportes nas zonas periféricas do concelho, escolas e aeródromo de Vilar de Luz.
Ao nível das acessibilidades foi referenciado fazer um estudo para pavimentação da Rua Nova do Olheiro, alargamento e pavimentação da Rua do Eirado e ligação da Rua do Passal com a Rua do Carvalho. António Silva Tiago referiu que a Rua do Ribeiro e a Rua Guilherme Sousa e Silva serão objeto, na oportunidade, da criação de infraestruturas necessárias para abastecimento de água e saneamento de águas residuais e pavimentação da via.

Ainda foram abordados os casos de alguns passeios em vias para maior segurança de peões, como na Avenida Augusto Ferreira Moutinho Ramos (candidatura no âmbito das ações PEDU), Avenida São Salvador, Avenida Dr. Domingos Ramos Paiva e Rua da Serra (zona industrial). E estudadas passadeiras seguras na Avenida Augusto Moutinho Ramos, junto à ponte sobre a linha férrea e na Rua da Serra, entrada norte de Santa Cristina.

Relativamente a infraestruturas, ficou decidido que a Junta de Freguesia em articulação com a Câmara da Maia irão definir o nível de intervenção a realizar na requalificação do edifico sede da Junta, que será apoiado pela Câmara Municipal, através de contrato programa a celebrar entre as duas entidades.

Da parte da tarde, e seguindo o itinerário proposto pela Junta de Freguesia, a comitiva visitou alguns dos locais, como o terreno junto às Piscinas Municipais de Folgosa, onde o autarca Vítor Ramalho relembrou a construção de polidesportivo, circuito de manutenção, ginásio ao ar livre, zona de lazer e parque de estacionamento, referindo que se trata de um equipamento muito importante, que “permitirá a todos, jovens e seniores, terem uma vida mais saudável, podendo praticar desporto sem sair da freguesia”.

A visita terminou em Santa Cristina e Vilar (zona industrial), onde foi possível observar a intensidade de trânsito, nomeadamente veículos pesados, havendo necessidade de intervenção nos Entroncamentos da Rua da Serra com a Rua de Santo Ovídio e com a EN105. Ficou acordado para ambas as situações, elaborar estudo, que integre eventual alargamento e melhore as condições de circulação.

No final da visita o presidente da Junta de Freguesia de Folgosa, afirmou-se satisfeito com esta iniciativa, dado que “é muito importante existir esta proximidade com o executivo municipal e, acima de tudo, poder analisar e observar em conjunto as situações no local. Estou convicto de que as necessidades elencadas serão tratadas de uma forma célere e eficaz, no intuito de ir ao encontro dos anseios de todos os folgosenses”.