,

Natal é tempo de partilha em comunidade

Este ano, a Maia inovou no Programa Natalício, inaugurando uma pista de gelo, com entrada grátis, e preparando um programa cultural e lúdico diverso para esta quadra.

O presidente da Câmara, António Silva Tiago, referiu ao Primeira Mão que considera o “Natal uma época muito empolgante, muito amigável, muito pródiga em fraternidade, afetividade e, obviamente, que a Câmara Municipal e as empresas municipais, os serviços municipalizados, enfim toda a comunidade concelhia, vive o Natal com todo o entusiasmo e com todo o agrado”.

Para que haja Natal de verdade, o autarca maiato considera que se devem “privilegiar as crianças, os jovens, os idosos”. Com este programa, diz o autarca, “estamos a privilegiar, no fundo, toda a família maiata”.

Mas isto é feito “de uma forma responsável e sem grandes exuberâncias, porque não somos assim, mas com um bom programa”, frisou, “comemoramos este ano com um programa cultural e de animação de rua, das praças… envolvendo a comunidade, com as coletividades, para que estas mostrem o quanto valem e o trabalho que fazem no dia a dia, para desta forma poderem exibi-lo para o bem de todos nas ruas e praças”.

É este o entendimento do Natal por António Silva Tiago, um tempo de partilha em comunidade. Algumas formas de o demonstrar foi com a disponibilização de uma “pista de gelo para que as crianças e os jovens possam viver o Natal com alegria e felicidade, e a ornamentação de alguns locais icónicos do concelho”.

O programa natalício prossegue até dia 9, com os seguintes eventos:

Dia 22, às 11h00, Coro Infantil da Escola Dramática de Milheirós; às11h30, “Snooker’s” – pop-rock – Escola Dramática de Milheirós; pelas 15h00, Concerto Coral e Instrumental pela Filarmonia de Vermoim;

Dia 23, às 11h00, Ensemble Instrumental – Professores da Amare; pelas 15h00, Orquestra Ligeira da Escola da Banda de Música de Moreira da Maia.
O programa natalício da Maia inclui ainda apresentações no Grande Auditório do Fórum da Maia: dia 9, às 17h00, “Cinderela – A Magia do Musical”;

dia 22, às 16h00 e 18h00 é apresentado o Musical “O Principezinho” pelo Jangada Teatro.

Na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, o programa incluirá: dia 15, às 11h30, o espetáculo “Animação de Leitura”; dia 15, às 16h00, a Tertúlia “Asas de Poesia”.

E até ao dia 2 de janeiro decorre no Maia Welcome Center a mostra/venda de artesanato e produtos da Maia designada “Made in Maia”.