,

Nuno Moreira vence campeão mundial da WKF em Shanghai

Decorreu no passado dia 8 de dezembro o Karate 1 Serie A de Shanghai, uma prova do circuito mundial de apuramento aos jogos europeus de Minsk e Jogos Olímpicos de Tóquio, onde marcaram presença os atletas maiatos do CKMaia, Nuno Moreira e Teresa Silva.

A prova acolheu mais de 1400 competidores de 120 países, com objetivo de subir na tabela classificativa adquirindo pontos pelos combates ganhos. Nuno Moreira e Teresa Silva, do Clube de Karaté da Maia, foram a este último evento de 2018, procurando alcançar o tempo perdido após uma lesão do internacional maiato, em abril, na cidade Marroquina de Rabat após um confronto com o Turco Ugur Aktas.

Após um início de época bastante positivo na conquista de vários títulos, nomeadamente o de campeões europeus da EGKF, os maiatos deslocaram-se assim até à Ásia para uma luta de titãs.

Teresa Silva na categoria senior -55Kg não conseguiu superar a ucraniana, uma atleta de renome mundial e que bateu a lusa por 2-0.

Nuno Moreira teve um percurso mais longo vencendo no primeiro encontro o atleta indiano por 8-0, na segunda ronda o belga por 5-0, e o eslovaco seria derrotado pelos parciais de 3-1, sendo que nos oitavos de final Moreira vencia o atual campeão Mundial Ivan Kvesic, com um resultado de 5-0 em bandeiras após um empate a 3-3, «onde o maiato executou um espetacular rotativo que fez o público saltar da cadeira».

Nos quartos de final o italiano levava de vencida o maiato por 3-0, impossibilitado de disputar bronze por falha do Itália na luta pela pela final, Moreira acabaria com um resultado que lhe permitia subir mais 5 lugares no ranking mundial.

Maiatos competem na Youth League Karate1 em Veneza

O Palaexpormar de Veneza foi demasiado pequeno para tantos atletas com tanta qualidade. Foram mais de 2600 atletas que passaram pela cidade de Caorle em Veneza para disputar o Karate1 Youth League.

Esta prova junta os melhores atletas mundiais que buscam alcançar pontos para o ranking nos escalões de Juvenis, Cadetes e Juniores. O CKMaia esteve presente com 8 atletas e um treinador na busca da experiência internacional para o desenvolvimento e melhoramento da performance nacional e internacional.

Pedro Carvalho foi o melhor competidor conquistando o quinto lugar, numa altura em que este jovem acaba de transitar para o escalão júnior. Conseguiu ficar a uma décima da final e ficar às portas do Bronze frente ao atleta da casa.

Mariana Semblano passou a primeira fase de grupos acabando por ceder na segunda ronda por 2 décimas, na mesma categoria Renata Pinto, empataria com três adversárias acabando em quinto e impossibilitada de prosseguir na prova.

Na prova de combate cadete feminino +54Kg, Bárbara Moreira e Mariana Neto realizaram excelentes combates vencendo as duas primeiras rondas, perdendo apenas na meia final de poule, aí Bárbara empata com a vice-campeã da Europa e Mariana Neto perde com a internacional grega por 2-1.

Nos juvenis Petra Pinto passaria a primeira ronda frente a atleta de Montenegro e cairia na segunda volta frente à atleta da Hungria; Luís Maria com um excelente combate começou a ganhar, mas não conseguiu manter a vantagem sobre o italiano, acabando por ceder na primeira ronda.

Nuno Moreira acompanhou a comitiva e refere que o «comportamento da equipa foi exemplar e a necessidade de participar nestas provas é uma prioridade, visto que só assim conseguimos mudar os objetivos e lutar de forma constante pelas medalhas».