,

Aprovado voto de pesar por Fernando de Almeida na Assembleia Municipal da Maia

O deputado Hélder Quintas de Oliveira deu voz na Assembleia Municipal de 19 de dezembro à proposta de voto de pesar apresentada pela bancada da coligação Maia em Primeiro. O voto de pesar foi aprovado por unanimidade.

Além de um ilustre maiato ligado a diversas instituições do concelho, é de referir a longevidade de Fernando de Almeida, que faleceu com 100 anos de idade, no passado dia 30 de outubro.

«Fernando de Almeida nasceu no Lugar do Araújo, Freguesia de Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, a 1 de janeiro de 1918, mas foi à Maia e aos Maiatos que entregou grande parte da sua vida. Irmão Benemérito e Provedor Emérito da Santa Casa da Misericórdia da Maia, foi vereador da Câmara Municipal da Maia entre 1969 e 1972, membro do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados, membro do Conselho Municipal, fundador do Futebol Clube da Maia e do Jornal da Maia, medalha de Alto Mérito e medalha de Abnegação e Altruísmo», refere a proposta apresentada por Maia em Primeiro.

No documento apresentado por Hélder Quintas de Oliveira é enaltecido ainda a forma como viveu Fernando de Almeida: «pelo exemplo que cultivou e pela obra que nos legou, constituiu-se como uma personalidade histórica e incontornável da Maia contemporânea.

Dotado de uma grande capacidade de trabalho, desempenhou, com grande dedicação, entrega e valor, várias funções ao longo da sua vida. Foi nesse caminho que trilhou, que se afirmou como Homem de fortes convicções, eloquente e focado em servir e ajudar o próximo, principalmente os mais frágeis, as crianças e os idosos».