,

UIVO 8 pisca o olho ao público infanto-juvenil

Foi inaugurada na última sexta-feira, dia 11, a exposição UIVO 8 no Centr’Arte, Fórum da Maia, onde poderá visitar a mostra até 17 de fevereiro.
UIVO 8 é a Mostra de Ilustração da Maia, que desta vez apresenta a novidade do Uivinho – workshop de ilustração, a pensar no público mais novo.

Com curadoria de Cláudia Melo, esta mostra pretende ser um pensamento acerca da ilustração contemporânea. Nesta edição a ideia para a agregação dos vários e diversos autores e obras teve como objetivo a afirmação da ilustração na cultura visual contemporânea, onde será imprescindível o questionamento da (não) especificidade deste medium.

«Parte-se da vontade de exercer pensamento acerca do que é a ilustração nos nossos dias. Perguntar, ainda, e voltar a perguntar qual é o campo discursivo desta expressão. Quem são os seus atores, quais as suas metodologias, processos de conceção e produção.

Valha-nos a antiguidade do assunto, mas valha-nos igualmente ainda a necessidade das interrogações como: É ilustração? É desenho? Ou pintura?» – refere a apresentação desta iniciativa.

Apartada da sua intenção e função, de ser entendida como complementar, a ilustração pratica-se hoje, como aliás todas as outras expressões artísticas, de forma híbrida a mover-se em terreno vago. “Mas não perde força. Ganha-a. Afirma-se. Impregna-se de camadas e camadas de sentido. Será agora a altura de juntarmos tudo isto numa exposição que nos apresenta peças artísticas, seus autores e suas reflexões. Que nos devolve ilustração da ilustração, mas também da pintura, do design, do graffiti, do desenho, da escrita…” – refere a organização.

A 1ª edição do Uivinho aposta na formação de novos públicos, trabalhando na formação junto de faixas etárias mais baixas. Assim, o público infanto-juvenil tem aqui a oportunidade de participar numa mostra de ilustração com trabalhos criados por eles próprios, através das ações de serviço educativo agregadas.

Exemplo dessas iniciativas é o workshop cujo lema de partida é “O meu uivo é mais … do que ….”

Cada participante será convidado a criar uma ilustração mobilizando, para o efeito, diferentes técnicas e recursos. A multiplicidade de materiais e suportes procuram desafiar diferentes abordagens na conceção, observação e interiorização da Ilustração.

Esta primeira edição terá lugar na Sala do Serviço Educativo da Biblioteca. Os formadores são: Susana Lopes, Adriana Fontelas (monitor), Margarida Fonseca. Vai decorrer de 19 janeiro a 2 fevereiro, entre as 15h00 e as 17h00. Os trabalhos resultantes destes workshops, integrarão a exposição “UIVINHO 1”.