, ,

SMEAS recebe três selos de qualidade relativos à água

Os SMEAS (Serviços Municipalizados de Eletricidade, Água e Saneamento) da Maia voltaram a ser uma entidade distinguida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) com o ‘Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano’.

O título é relativo a 2018. Mas a entidade do município maiato recebeu ainda outras duas distinções: ‘Prémio de Excelência do Serviço de Abastecimento Público de Água’ e o ‘Prémio de Excelência do Serviço de Águas Residuais Urbanas’.

A entidade reconheceu a qualidade dos serviços prestados ao longo de 2018 pela empresa de Serviços Municipalizados do município maiato, que orgulha a autarquia, pois “têm contribuído de forma marcante para o bem-estar e conforto da população, e ainda, da preservação da saúde pública”.

Através desta iniciativa a ERSAR pretende evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que tenham assegurado um serviço de abastecimento público de água de especial qualidade, verificando todos os critérios previstos no regulamento.

Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, resposta a reclamações e cobertura de gastos são alguns dos parâmetros que são avaliados para a atribuição da distinção.

A seleção das entidades a distinguir é realizada por um Júri constituído pela ERSAR e do qual fazem parte outras entidades relevantes do setor, vindo assim confirmar o “excelente desempenho” do município na gestão do recurso natural que é a água.