,

Município aposta no reforço da cibersegurança

A Câmara da Maia aprovou a assinatura de um protocolo com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), “considerando as ameaças que surgem no Ciberespaço e a crescente necessidade de utilização do mesmo”, sendo que “a Cibersegurança é vital para o funcionamento das organizações, nomeadamente para o município da Maia”.

O acordo surge na sequência da estratégia nacional de segurança do Ciberespaço, que procura “aprofundar a segurança das redes e da informação, como forma de garantir a proteção e defesa das infraestruturas críticas e dos serviços vitais de informação, e potenciar uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço por parte de todos os cidadãos, das empresas e das entidades públicas e privadas”.

Com este objetivo o CNCS está a efetuar parcerias com municípios em todo o país. A cooperação desta entidade com a autarquia da Maia vai incidir sobre: “desenvolvimento estratégico; operações de cibersegurança; formação e qualificação de recursos humanos; sensibilização e políticas de cibersegurança; implementação de exercícios nesta matéria da cibersegurança”.