, ,

X Gala da Educação marca o calendário escolar na Maia

Já são 10 anos a celebrar o mérito e a excelência escolar dos alunos do concelho da Maia. Na Gala da Educação são distinguidos desde os mais pequenos, que se encontram no 1º ciclo do ensino básico, até aos que alcançam o ensino superior.

A X Gala da Educação decorreu no dia 22 de fevereiro no Fórum Maia, constituindo mais um momento de homenagem aos alunos da rede pública, privada e profissional do concelho, que se destacaram no passado ano letivo, não só pela sua excelência escolar, mas também pelo mérito evidenciado.
Foram, igualmente, galardoados os alunos vencedores de uma menção honrosa no âmbito do concurso nacional “Conto Filosófico para Crianças – 2ª Edição – Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática”.

A distinção foi conquistada pelos alunos que, no ano letivo passado, integravam a turma 4º 12 da Escola Básica Nº 1 de Gueifães, pela autoria do conto “No país dos Abreijos”.

O presidente da Câmara da Maia esteve presente e entregou prémios, salientando na sua intervenção, que neste evento são visíveis alunos com “os melhores resultados a vários níveis, quer do ponto de vista das classificações e notas, mas também no que alude à consciência cívica”.

António Silva Tiago acrescentou que “2019 é uma data que marca este evento perfeitamente estabilizado no nosso calendário de atividades dedicadas à educação. E para assinalar o décimo aniversário, a Gala da Educação traz-nos uma novidade relativamente aos anos anteriores: refiro-me à atribuição de prémios de Mérito Escolar e de prémios de Excelência Escolar em categorias distintas”.

O autarca sublinhou que com estes prémios, “para além de ser reconhecida a excelência da prestação escolar, é igualmente distinguido o papel de destaque dos laureados na comunidade, a sua capacidade em abraçar causas, o respeito dos valores éticos da ordem, da liberdade, da disciplina e da seriedade, na sua escola, agrupamento ou comunidade”.

Nestes 10 anos, 320 alunos foram galardoados pela sua excelência escolar, 150 distinguidas pelo trabalho e prémios ganhos no âmbito do programa de Atividades de Enriquecimento Curricular, estiveram envolvidos mais de 100 professores em mais de uma centena de atuações no palco da Gala da Educação.

Desta vez o evento contou com atuações diversificadas: Grupo de Tecno Orff do Colégio CCG; QCENA – grupo de teatro do Agrupamento de Escolas de Águas Santas; FLASH – alunos do Agrupamento de Escolas de Gonçalo Mendes da Maia; Sarau Musical, pelo Colégio Externato Imaculada Conceição; Grupo de Zumba da Escola Profissional Novos Horizontes; Dança pelo Colégio Novo da Maia; Canto pelos alunos do Agrupamento do Castelo da Maia; Fado Acrobático – Levante da Maia; Grupo de Teatro da EB 2,3 de Gueifães.