,

Portugal encerra a Taça do Mundo da Maia com chave de ouro

Este domingo (10), o último dia de prova da VIII edição da Taça do Mundo da Maia de Ginástica Acrobática, os ginastas realizaram os seus exercícios Combinados e Portugal conquistou duas medalhas de ouro nestas finais: par feminino e grupo masculino. São ambos do Acro clube da Maia.

O Par Feminino composto pelas ginastas Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira (Acro Clube da Maia) foi 1º classificado com 28.520 pontos, após realizar uma coreografia complexa, animada e muito bem adaptada à música. O pódio ficou completo com Rússia e Estados Unidos da América.

Na especialidade de Grupo Masculino, a quadra Henrique Piqueiro, Henrique Silva, Frederico Silva e Miguel Silva (Acro Clube da Maia) também ocupou a posição mais alta do pódio, com 29,360 pontos, ultrapassando duas grandes potências da disciplina, Rússia e Bélgica. Com um exercício de alto risco, os ginastas fizeram com que o público os aplaudisse de pé e torcesse para que fossem os grandes vencedores.

Na vertente feminina as ginastas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca S. Maia (Acro Clube da Maia) encerraram a participação no evento em 5º lugar, com 28,570 pontos. Foi um excelente regresso para Bárbara Sequeira, ginasta dos clube local, que após se ausentar durante 4 anos das competições, voltou aos grandes palcos na companhia das suas colegas. A primeira posição foi ocupada pela Rússia.

Para o Par Misto Bruno Tavares e Carolina Dias (Acro Clube da Maia) esta foi a estreia enquanto par nos eventos internacionais e foi também 5º, com 28,060 pontos. Ao som da premiada canção interpretada por Salvador Sobral “Amar pelos dois”, os ginastas deixaram rendidos os espetadores aos belíssimos movimentos. O primeiro lugar foi, mais uma vez, para a Rússia.

Os ginastas portugueses estão em fase de apuramento para o Campeonato da Europa que irá decorrer em outubro, em Holon, Israel.