Zoo da Maia tem novas vedetas

O passado mês de fevereiro foi pródigo no acolhimento a novos personagens do mundo animal que nasceram no jardim zoológico da Maia e estão já a fazer as delícias da criançada e dos zoófilos.

As mais recentes vedetas que agora também disputam a atenção dos visitantes, ascendem a 3 novos moradores do Zoo, em concreto uma Zebra e 2 veados.

Segundo revelou à Lusa, a direção do Zoo, assim que forem confirmados os géneros das 3 novas vedetas, será lançado um evento nas redes sociais, deixando ao critério e à criatividade do público o batismo dos novos inquilinos. De resto, no facebook do Zoo já chovem sugestões.

Mónica Correia, bióloga e responsável técnica pelo bem-estar dos animais que vivem no Zoo da Maia, referindo-se ao desconhecimento do sexo dos animais ali nascidos no mês passado, disse àquela agência noticiosa: “…a zebra que nasceu a 08 de fevereiro tem uma mãe super protetora e os veados, um com quase um mês de vida, já que nasceu a 6, e outro com dois dias, já que o parto aconteceu na terça-feira seguinte, são “tímidos” e têm o hábito de se refugiarem nos primeiros tempos…”.

As novas atrações são dois Veados Ladradores e uma Zebra das Planícies. A nova zebra tem ainda as riscas castanhas, características de um animal ainda bebé.

Fundado em 1985, o Zoo da Maia conta atualmente com cerca de 500 animais, de uma centena de espécies, em que se incluem aves e répteis.

Além das visitas livres, o ZOO proporciona programas lúdico-pedagógicos em que se destacam visitas guiadas, um ‘peddy paper, visionamento de nascimentos de aves, demonstrações sobre a vida dos répteis ou o programa “Vamos dar de comer à bicharada”.

Com esta programação marcadamente pedagógica é particularmente demandada pelas imensas escolas que visitam o ZOO da Maia, para proporcionarem aos seus alunos um contacto mais direto com animais que habitualmente só podem visionar em vídeo ou nas imagens dos livros.

Ana Rouxinol (Estagiária do ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração / Curso de Comunicação Empresarial)