,

Primeiro espaço ‘Make It Pegagogical’ do Norte está na Maia

Único no Norte do país, o novo polo de formação contínua de professores e da investigação sobre os novos cenários de inovação pedagógica, mediados por tecnologia, já foi inaugurado. A cerimónia decorreu no passado dia 11, na antiga Escola Primária de Pedras Rubras.

O Ambiente Educativo Inovador, denominado ‘Make It Pegagogical’, está disponível nas instalações daquela que agora é a sede da Associação dos Antigos Alunos da Escola Primária de Pedras Rubras. O espaço ‘Make It Pegagogical’ pretende afirmar-se como um espaço de formação de professores e de apoio a projetos de investigação.

O presidente da Câmara da Maia considera que é o registo da evolução da Maia que tem sido um concelho vanguardista na Educação. É de extrema importância tudo o que seja feito para que “as crianças se motivem, que os alunos ganhem novas formas de aprendizagem, com vista a termos cidadãos mais competentes e possamos ter um concelho mais forte”, afirmou António Silva Tiago.

O objetivo de um protocolo que surge no âmbito do projeto SUPERTABi é o alargamento a todas as escolas do concelho, nos sete agrupamentos de escolas do concelho da Maia.

Na altura em que teve lugar o SUPERTABi Summit Maia, no ano passado, Mark Sharples (Professor Emérito da Open University, Reino Unido) foi o orador principal e explicou que tem desenvolvido um profundo trabalho de elaboração de novos métodos pedagógicos, que constituem um “recurso para professores e alunos, são novas formas de ensinar e de aprender”.

Através da sua linha de pedagogia, um conjunto de professores de todo o mundo já elaboraram e sistematizaram cerca de 50 métodos pedagógicos em que o aluno é o centro do conhecimento.

Com este novo espaço de preparação dos professores para lidarem com novas tecnologias ao serviço do ensino e novos métodos pedagógicos, os docentes terão a possibilidade de melhoria de métodos e de aproximação às novas formas de aprender, que valorizam e capacitam o aluno como centro do conhecimento.