,

Senhor dos Passos em Nogueira da Maia

Nos próximos dias 23 e 24 (sábado e domingo), decorrem as seculares solenidades em honra do Senhor dos Passos, na paróquia de Santa Maria de Nogueira, Maia.

Celebradas ininterruptamente desde 1851, estas solenidades traduzem muito do sentir religioso nogueirense e maiato. São celebrações seculares que marcam a profunda religiosidade do concelho da Maia.

O programa tem início na quarta-feira, dia 20, com as confissões, de manhã e à noite. Já nos dias 21 e 22, pelas 21h30, tem lugar a Via Sacra, a partir do Largo da Oliveira em Barroso até à Capela do Monte do Calvário.

No sábado, depois da missa vespertina (19h15) com início às 21h30, terá lugar a Via-Sacra que termina no Monte de Calvário, de onde sairá a Procissão das Velas com o Andor do Santo Lenho em direção à Igreja Matriz de Nogueira da Maia.

No domingo, pelas 10h30, acontece a Missa Solene em honra do Senhor dos Passos, na Igreja Matriz.

Destaca-se ainda a partir das 16h00, a Secular Procissão em honra do Senhor dos Passos, com o tradicional Sermão do Encontro, no Largo da Oliveira em Barroso. Na chegada à Capela do Monte, terá lugar o Sermão do Calvário. Os sermões estarão a cargo do ilustre orador sagrado Padre Nuno Ventura.

Todas as celebrações são acompanhadas em termos musicais pela Banda de Música de Moreira da Maia.