,

Alunos aprendem benefícios do sol com cautela

No dia 26 de março, entre as 9h30 e as 11h30 o Infantário de Milheirós, da Santa Casa da Misericórdia da Maia, acolherá um dia especial dedicado ao Projeto “Maia, com o sol no Coração”, com a presença da madrinha, a estilista de moda Katty Xiomara, que irá ser júri num desfile de chapéus que envolverá pais e filhos.

“Maia, com o sol no coração” consiste num projeto de Prevenção Solar, no âmbito do Programa Municipal de Saúde Escolar 2018/19 que a Câmara da Maia, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, disponibiliza às escolas do concelho da Maia.

Com este projeto pretende-se, entre outras mensagens, motivar os alunos para a adoção de atitudes positivas, responsáveis e de compromisso perante a saúde, solidariedade e cidadania.

Assim, a sensibilização para a prevenção do cancro da pele junto das crianças e suas famílias é um objetivo considerado prioritário ao nível da intervenção na área da Saúde Escolar.

Este projeto tem três objetivos principais: aumentar o conhecimento relativamente ao sol e aos seus efeitos sobre a pele; alertar para os fatores de risco de uma sobre-exposição solar; incentivar a prática de comportamentos protetores.

Com este projeto de prevenção solar pretende-se ensinar aos alunos o uso do sol como um beneficio para o nosso corpo, mas de forma segura.

No presente ano letivo 404 alunos do pré-escolar contaram com duas sessões de sensibilização para a temática feitas por uma técnica da entidade parceira nas suas salas de aula.