, ,

Educafrica angaria fundos para construir escola na Guiné-Bissau

A Educafrica – a única Organização Não Governamental com sede na Maia – organizou no dia 16, às 21h00, no Fórum da Maia, um espetáculo solidário com o objetivo de conseguir apoios para a construção de uma escola na Guiné-Bissau.

O evento contemplou música, dança, exposição de arte e café-concerto. Na altura foram também leiloadas obras de arte oferecidas pelos artistas Tiago Cruz e Ilídio Fontes.

Da iniciativa resultou o apuramento de 3 mil euros, que irão contribuir para o esforço do projeto, cujo valor ascende a 4800 euros. De acordo com Mário Gouveia, dirigente da Educafrica, “quando a ONG se descolou, em novembro, a uma aldeia de Gabu, pediram muito que ajudássemos a construir uma escola. Como estamos a falar de 4800 euros, não aqueles valores elevados a que estamos habituados aqui em Portugal, resolvemos angariar fundos para conseguir esta escola”.

O estabelecimento de ensino terá duas salas, um quarto para receber o professor em permanência, uma pequena biblioteca e uma sala de reuniões. A mão de obra será da comunidade da pequena aldeia guineense, perto de Gabu, no leste daquele país africano.

A escola será construída com materiais guineenses, de natureza simples e sustentáveis, e vai receber em simultâneo cerca de 300 crianças entre os 6 e os 10 anos.

Mário Gouveia explicou em entrevista ao Primeira Mão que, “a Guiné-Bissau não tem um sistema educativo, por dificuldades financeiras do governo. Como os professores já não recebiam há oito meses, este ano, o governo decretou que não havia escola”.

Para este espetáculo e também para a construção da escola, a Educafrica estabeleceu algumas parcerias com instituições a quem agradeceu em palco, atribuindo aos seus representantes capas feitas com o Pano Pente, manufaturado por guineenses. O Pano Pente é considerado pelos guineenses como uma medalha de ouro, que se atribui como forma de gratidão.

A lembrança foi entregue às instituições: Câmara da Maia, Super Bock Group, LIPOR e Colégio Novo da Maia.