Hora do Planeta assinalado pelo município e Maiambiente

No passado dia 30 de março, a Maia aderiu à iniciativa Hora do Planeta, a maior campanha ambiental a nível global, que mobiliza milhares de milhões de pessoas em todo o mundo.

Das 20h30 às 21h30 vários espaços do concelho desligaram parcialmente as luzes dos edifícios para alertar para a problemática das alterações climáticas.

A “Hora do Planeta” é uma iniciativa ambiental onde cidadãos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligar as luzes durante uma hora.

Na Maia, a Câmara Municipal aderiu desligando a iluminação do edifício dos Paços do Concelho, bem como do Monumento à Comunidade Maiata (Pirâmides) e do Monumento ao Triunfo das Gentes da Maia (Portas da Maia).

Também a Maiambiente desligou as luzes do edifício sede, num gesto simbólico. A empresa anunciou a propósito que, com o objetivo de reduzir os consumos energéticos atuais do edifício da sua sede, estão a ser implementadas, ao abrigo do Fundo de Eficiência Energética, um conjunto de medidas mais eficientes que permitirão uma redução de 35% dos consumos energéticos e uma poupança na fatura de energia de cerca de 8 mil euros anuais.

Para tal, a Maiambiente está a proceder à instalação de uma bomba de calor de alta temperatura, com o intuito de reduzir o consumo do sistema de apoio ao sistema solar térmico, atualmente realizado por intermédio de resistências elétricas, instalação de um sistema de parametrização do sistema AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) de acordo com as reais necessidades do edifício em vez de estar, ininterruptamente, em funcionamento e substituição da iluminação interior e exterior por tecnologia led mais eficiente.