,

Nova ação da JSD de divulgação da União Europeia

Os jovens social democratas maiatos realizaram, nos passados dias 25 e 27 de março, na Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, uma ação de formação para cerca de 100 alunos subordinada ao tema da União Europeia e denominada “Europa sou eu e és tu!”.

Diferentes quadros desta estrutura concelhia puderam, durante os dois dias de formação, estar junto dos alunos do ensino secundário e 9º ano desta escola, contextualizando o aparecimento da União Europeia, como funcionam os seus órgãos e instituições, havendo ainda lugar para um debate sobre o futuro da União Europeia.

A iniciativa da Juventude Social Democrata surgiu, dado que os dirigentes da estrutura maiata identificaram uma “grande necessidade em informarmos os nossos jovens sobre o papel determinante que a União Europeia tem no nosso dia a dia.

Desde os programas de mobilidade como o Erasmus+, aos investimentos públicos realizados no nosso concelho com recurso a fundos comunitários, e sem esquecer os direitos adquiridos enquanto cidadão europeu, mostramos o surgimento da União Europeia e o funcionamento das suas instituições”, declarou Bruno Bessa, presidente da Juventude Social Democrata da Maia.

Esta atividade insere-se num conjunto de ações que a JSD Maia tem realizada no sentido de informar e formar os jovens do concelho sobre a União Europeia e a sua importância na vida dos mais novos. 

Já no final do ano de 2018 os jovens social democratas haviam levado esta atividade à Escola Básica e Secundária do Levante da Maia, onde falaram igualmente para uma centena de alunos.