O Foral da Maia viaja quando completa 500 anos de história

De 5 a 27 de abril a biblioteca Municipal da Maia recebe a exposição que assinala os 500 anos do foral da Maia. A inauguração está agendada para as 19h00 desta sexta-feira, dia 5 de abril.

“500 anos do Foral da Maia – O Foral da Maia Viaja” é uma exposição do enquadramento histórico do Foral da Maia, composta por 16 painéis explicativos (4 dispositivos paralelepipédicos / 4 faces cada) que permitem a itinerância por vários locais do concelho durante os 3 anos das celebrações.

Na inauguração está prevista uma palestra e visita guiada da responsabilidade de José Augusto Maia Marques.

Os Forais foram, desde antes da nacionalidade até ao reinado de D. Manuel I, documentos fundamentais não só para a estruturação do território como para a regulação da vida social e económica. Assim, a história dos Forais é a história do território e das suas gentes.

A exposição “O Foral da Maia viaja” propõe um percurso pelos Forais e pela sua história, desde os que foram conferidos pelos nossos primeiros monarcas até aos que foram outorgados pelo rei D, Manuel I, após uma ampla reforma daqueles documentos, com destaque para o Foral da Maia, dado a 15 de dezembro de 1519.

Com imagens, textos e quadros, procura-se fazer compreender a estrutura, o modo de funcionamento e a importância destes documentos para o despontar de um novo esquema administrativo do território nacional, que só viria a alterar-se na primeira metade do século XIX com a reforma de Mouzinho da Silveira.

De 28 de setembro de 2019 a 31 de dezembro de 2021 estará patente no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia uma grande exposição sobre este tema dos 500 Anos do Foral da Maia.

A entrada é gratuita.