, ,

Forças de segurança preparam chegada à Maia das trotinetes

A Câmara Municipal da Maia promoveu na segunda-feira, dia 8, uma reunião com as forças de segurança, no sentido de preparar o acolhimento da primeira operadora do serviço de aluguer de trotinetes.

A autarquia encara como potencialmente positiva a chegada de mais um meio de transporte flexível e ambientalmente sustentável. Mas não descura a sua atenção à segurança dos transeuntes, mantendo o seu foco na mobilidade suave e nas conexões intermodais seguras e adequadamente reguladas.

A cooperação institucional entre a Câmara Municipal, a GNR, a PSP e a própria Polícia Municipal, vai permitir, nesta fase inicial, de instalação do primeiro serviço de aluguer das trotinetes, uma observação criteriosa e partilhada com aquelas autoridades.

A postura conjunta tem como “objetivo essencial compreender de que forma estes veículos vão prestar o seu serviço à comunidade e avaliar eventuais constrangimentos ou riscos para a segurança das pessoas, na sua interação com o espaço público, quer no que implica com o trânsito automóvel, mas principalmente com os peões”, refere a Câmara da Maia em nota de imprensa.

Mário Nuno Neves, vice-presidente e responsável pelo Pelouro do Planeamento, acredita que o envolvimento das forças de segurança, dada a sua experiência do terreno, “permitirá à Câmara Municipal da Maia, dentro das suas competências e responsabilidades, tomar as medidas de regulação que lhe são próprias, e apenas essas, para cuidar o melhor possível da segurança de quem circula na cidade”.

A empresa Flash, empresa europeia de micro-mobilidade, fez chegar à nossa redação uma nota de imprensa em que anuncia para hoje a chegada das trotinetes elétricas à Maia. A Flash salienta que esta será a quarta cidade em que trabalha, “reforçando o estatuto de operadora que em mais cidades opera em Portugal. Recorde-se que neste momento, a Flash já opera em Lisboa, Faro e Coimbra”.

Ao que apurámos junto de fonte da Câmara Municipal da Maia haverá vários pontos de recolha das trotinetes pela cidade, sendo o principal no Parque Central da Maia.