,

Portugal vence na Bélgica ouro e prata com ajuda de atletas da Maia

Os 5 pares/grupos, a representar Portugal nas Finais da Taça do Mundo de Puurs (Bélgica), encerraram, no domingo, dia 14, a sua participação de forma brilhante com a conquista da medalha de ouro em pares femininos e prata nos grupos masculinos, grupos estes compostos por atletas do Acro Clube da Maia. Ambos conquistaram o Circuito de Taças do Mundo.

O Par Feminino Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira (Acro Clube da Maia) alcançou, com o Exercício de Combinado, os 28.320 pontos. Com este resultado conquistaram não só o 1º lugar como o Circuito de Taças do Mundo. O 2º e 3º lugares foram para a Rússia.

O Grupo Masculino Henrique Piqueiro, Henrique Silva, Frederico Silva e Miguel Silva (Acro Clube da Maia) apresentou um Exercício de Combinado seguro e que lhes garantiu o 2º lugar do pódio atrás da grande potência China. O grupo conquistou ainda 1º lugar do Circuito de Taças do Mundo.

O Grupo Feminino Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca S. Maia (Acro Clube da Maia) atingiu o 5º lugar, com 28.470 pontos, apresentando um Exercício de Combinado de alto nível de dificuldade. O pódio foi dominado pela Rússia (1º) e Bélgica (2º e 3º).

O Grupo Feminino Mariana Candeias, Raquel Ferreira e Madalena Cavilhas (Ginásio Clube Português) obteve 22.470 pontos. O exercício de combinado apresentou algumas falhas, mas o trio mostrou melhorias desde a última Taça do Mundo, com a conquista desta Final. 

O Par Misto Bruno Tavares e Carolina Dias (Acro Clube da Maia) alcançou, com o Exercício de Combinado, os 28.010 pontos. O par obteve o 5º lugar com um esquema de “arrepiar” ao som de Salvador Sobral. O pódio foi Rússia (1º), Rússia (2º) e Cazaquistão (3º).

Na Taça do Mundo de Puurs, todos os atletas seniores do ACM envolvidos garantiram ainda o apuramento para os próximos Campeonatos da Europa.

Para o Acro Clube da Maia, além do “enorme orgulho por mais uma vez ver os seus ginastas fazerem tocar o Hino e subir a Bandeira Nacional em eventos internacionais, é o reforço da credibilidade conquistada ao longo de um trabalho de mais de 15 anos que tem feito deste clube um ninho de excelência da Ginástica Acrobática, assim reconhecido a nível mundial”, refere o diretor-técnico Lourenço França.

Os atletas do Acro Clube da Maia chegam esta tarde, pelas 16h30, ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Os ginastas portugueses continuam agora a fase de apuramento para o Campeonato da Europa que irá decorrer em outubro, em Holon, Israel.