,

Estudantes estiveram em contacto com cosmonauta russo

No passado sábado, dia 13, pelas 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Maia, jovens estudantes maiatos estiveram à conversa, frente a frente, com o cosmonauta russo Mikhail Kornienko Borisovich.

Esta iniciativa, presidida pelo vereador das Relações Internacionais da autarquia, Paulo Ramalho, juntou jovens portugueses e russos, que frequentam escolas da Maia e da região, que durante cerca de duas horas tiveram a oportunidade de formular as mais diversas questões ao cosmonauta Mikhail Kornienko relacionadas com viagens ao espaço e designadamente sobre as missões em que participou.

Recorde-se que Mikhail Kornienko é um cosmonauta russo, nascido em 15 de Abril de 1960, que integrou a “One Year Mission”, com o americano Scott Kelly, em 2015/2016, missão espacial de 340 dias contínuos a bordo da Estação Espacial Internacional, naquela que foi a mais longa permanência de um ser humano na Estação, como parte de um teste de adaptação do corpo humano a longos períodos no espaço, visando futuras missões ao espaço profundo, e designadamente a Marte.

Depois de responder a todas as questões, e deixar a sua convicção de que o homem vai chegar a Marte nos próximos vinte anos, Mikhail Kornienko salientou a forma cooperante como é possível conviver e trabalhar com pessoas de diversas nacionalidades a bordo da Estação Espacial Internacional. Deixou ainda um repto para que a humanidade saiba cuidar melhor, e de forma mais responsável, o nosso Planeta Terra.

Recorde-se que em março de 2016, fruto das excelentes relações entre a Câmara Municipal da Maia e a Embaixada da Federação da Rússia nasceu uma ação original de cooperação internacional, que envolveu essas duas entidades, a Agência Federal de Cooperação Internacional Cultural da Rússia, o Museu de Cosmonáutica de Moscovo e o Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia.