,

Junta de Folgosa promove projeto ReUse-Me

A Junta de Folgosa viu aprovada uma candidatura ao Programa JUNTAr – Economia Circular em Freguesias, que lhe permitiu colocar em marcha o projeto ReUse-Me.

O Ministério do Ambiente criou o Fundo Ambiental, enquanto instrumento financeiro de apoio à política ambiental do governo. E neste âmbito surge o programa de economia circular vocacionada para as freguesias.

O executivo de Folgosa, liderado por Vítor Ramalho, levou a efeito o ReUse-Me, que contribui para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável na medida em que fomenta o uso contínuo de uma estratégia de reaproveitamento, tanto de produtos (roupas e brinquedos), bem como, uma estratégia assente num regime de voluntariado.

Assim, a autarquia também promove a cooperação da comunidade para que encontrem alternativas de respostas sociais indo ao encontro das carências encontradas.

Este projeto decorreu entre 17 de julho de 2018 e 17 de março deste ano e envolveu toda a comunidade de Folgosa, nomeadamente os jovens, as coletividades e os Centros de Convívio. Todos contribuíram na divulgação para recolha dos artigos bem como na preparação para os mesmos voltarem a ser reutilizados.

Foram organizadas várias Feiras Sociais em diversos locais da freguesia onde foram distribuídos artigos devidamente tratados tais como: roupas de criança, jovem, adulto, brinquedos e jogos didáticos, sem qualquer tipo de custo para quem quisesse voltar a reutilizar. Foram entregues também roupas para jovens numa Instituição de Solidariedade Social.

Este projeto para além de pretender despertar os cidadãos para a Economia Circular, promove também o envolvimento da comunidade da Freguesia de Folgosa para uma nobre causa que é a solidariedade.