,

Fins de Semana Gastronómicos na Maia de 10 a 12 de maio

A Unidade de Turismo da Câmara Municipal da Maia organiza a XI Edição dos Fins de Semana Gastronómicos na Maia.

Integrado numa iniciativa da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, de 10 a 12 de maio, os 19 restaurantes aderentes apresentam como petisco uma receita inspirada no nosso receituário tradicional, a Bola de Cebola.

Produto local de uma “Terra” onde outrora se realizava a famosa Feira das Cebolas, no Castelo da Maia, receita da Real Confraria Gastronómica das Cebolas e do Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia, onde a reinvenção foi o ponto de partida.

Como Prato principal do evento, e tão apreciada na nossa região, não faltará a Vitela Assada.

A Maia faz parte integrante do Douro Litoral, respira história, modernidade, negócios, eventos culturais e desportivos. Reconhecida pelo prestígio dos seus restaurantes, foi em tempos fornecedor dos frescos da cidade do Porto. É nestes restaurantes, onde a qualidade impera, que se pode degustar diversas especialidades como o “Bacalhau à Lidador”, a “Vitela Assada” e o “Cabrito à Maiata”.

Na doçaria são conhecidos os afamados “Lidadores”, o Leite Creme, os “Biscoitos da Maia”, o Pão-Doce, a Aletria e o Toucinho do Céu à Maiata.

Este último, doce de tempo de festa, que se distingue de várias outras receitas idênticas devido ao uso do sumo de laranja, que lhe confere um sabor único entre os seus congéneres.

Recorde-se que a Real Confraria Gastronómica da Cebolas, a Unidade de Turismo da Câmara Municipal da Maia e o Curso de Cozinha e Pasteleira do Agrupamento das Escolas do Castelo da Maia efetuaram uma candidatura do “Toucinho do Céu à Maiata” ao concurso 7 Maravilhas Doces da Gastronomia, na categoria Doce de Território.

Nas mesas dos restaurantes participantes, haverá uma sobremesa que estará ainda em destaque -serão as Rabanadas.

Eventos paralelos:

Haverá eventos paralelos inseridos nesta atividade. Nalguns restaurantes haverá animação ao vivo, como por exemplo, Fado ou Música Brasileira.

E a Unidade de Turismo da Câmara Municipal da Maia, em parceria com a Real Confraria Gastronómica das Cebolas, o Agrupamento de Escolas do Castelo da Maia e a Cooperativa Agrícola da Maia, leva a cabo a II edição da iniciativa “ Há Petiscos da Escola”. Desta vez, os petiscos visitam dois espaços: a Torre Lidador e a Quinta dos Cónegos.

Dia 10 – 17h30 – “Há Petiscos da Escola” Torre Lidador

Animação com Bossanova e ainda: Degustação de iguarias feitas com produtos da região; Degustação de vinhos; Visitas à Torre, para a visita Maia 360º – 18h00 e 19h00

(inscrição obrigatória através de https://bit.ly/2GU1Huw)

Dia 11 – 15h30 – “Há Petiscos da Escola” Quinta dos Cónegos

Animação com: Degustação de iguarias feitas com produtos da região; Degustação de vinhos; Visitas guiadas à Casa – 16h00 e 17h00 (inscrição obrigatória através do link https://bit.ly/2Wlqtdq)