Casa dos Frangos de Baltar dá mais sabor à cidade da Maia


A Casa dos Frangos de Baltar tem uma irmã na Maia desde o passado dia 8 de maio. O novo espaço dedicado à cozinha de sabores tradicionais portugueses fica situado na rua Conselheiro Campos, 28, junto à Rotunda do Lavrador.

Com história secular na Estrada Nacional Porto-Vila Real, a pequena loja de petiscos com pensão no 1º andar, criada pelo casal Bárbara e Hipólito, em 1863, foi crescendo (incluindo a ampliação das instalações em 1924) graças a uma atração, o frango à Baltar.

Bárbara foi preparando um frango à sua maneira, de forma original, mas delicioso, cuja receita foi atravessando gerações, até cair, nos últimos anos, um pouco no esquecimento.

Até que o casal Joaquim e Liliana Silva adquiriu o espaço, em 2013, para se estabelecer na restauração. E foi quando fizeram o negócio, que se deram conta dos pergaminhos desta casa e da saudade que existia do famoso frango à Baltar.

Havia também clientes com décadas de ligação à Casa dos Frangos, que ainda tinham aquele gostinho na memória do palato…

Foram descobrindo a história, camada a camada, como quem descasca uma cebola…acabando por viajar até Lamego, onde uma senhora com perto de 90 anos ainda se lembrava da receita do frango daquele restaurante, ponto de passagem de tanta gente trabalhadora da região Norte.

Joaquim e Liliana Silva registaram a marca do Frango à Baltar, ligado à Casa dos Frangos, que agora também abre uma nova página na história da gastronomia da Maia.

Quem visitar o novo restaurante deve ter desde já a ideia de que os dinamizadores do espaço não permitem que se lhe chame churrasqueira… mas, então, não servem frango? «Sim, mas não é churrasco, temos um frango diferente e original», responde logo Liliana Silva a algum cliente mais desatento.

A melhor forma de definir o Frango à Baltar é um frango frito em azeite, que depois vai ao forno para tostar, e é servido com um aspeto a fazer lembrar o leitão assado!

Já com água na boca? Vale a pena ir já provar e comprovar neste novo espaço na Maia. Lá pode encontrar um vasto menu de pratos de carne próprios da cozinha tradicional portuguesa, como o cabrito e a vitela assada no forno, o cabrito de vinhais assado, bem como bacalhau e filetes de pescada.

A aposta passa também por carne na brasa, picanha, carnes maturadas, abrindo a oferta a uma comunidade mais diversificada como a maiata.

E também pode levar comida para casa, pois a Casa dos Frangos de Baltar e Maia apresenta serviço de take-away. Além disso, tem soluções desde as mais económicas, com o menu do dia, até às ofertas para refeições familiares mais calmas e cuidadas.

Nas ofertas complementares, a qualidade está sempre presente, como as sobremesas feitas na própria cozinha, seguindo as receitas do tradicional português, ou ainda os vinhos de regiões demarcadas.

A aposta é o vinho de marca própria, em garrafa, mas selecionado de regiões com garantia de uma bebida de requinte. Os tintos são oriundos do Douro, enquanto o verde branco é da região dos vinhos verdes, tipo Alvarinho Loureiro.

Faça uma visita e renda-se aos sabores da Casa dos Frangos de Baltar e Maia!

Casa dos Frangos Baltar/Maia

Localização: rua Conselheiro Campos, 28, Maia

Dia descanso – 3ª feira

Capacidade – 60 pessoas

Website: casadosfrangosbaltar.com

Contacto: 22 941 92 76 e 96 616 24 00