, ,

Empresários reúnem na Maia para promover a competitividade das PME

Será no próximo dia 30, pelas 9h00, no Parque TECMAIA, que se realizará o Link Lab, que promoverá o encontro de empresários da região.

A iniciativa insere-se no projeto AEP Link, uma iniciativa que visa colocar os empresários da região a debater e a promover a competitividade das PME – Pequenas e Médias Empresas.

O encontro decorrerá das 9h00 às 15h00 e contará com a participação de mais de 50 empresários. O projeto AEP Link percorre o Norte, Centro e Alentejo para promover a cooperação e a ‘coopetição’ no tecido empresarial português, através do estímulo em três domínios críticos de competitividade: economia digital, inovação e investimento.

As inscrições são gratuitas e devem ser formalizadas em www.aeplink.pt ou através do e-mail aeplink@aeportugal.pt.

No Link Lab serão apresentadas as ferramentas do AEP Link – que pretende contribuir de forma ativa para criar uma rede de colaboração no tecido empresarial – nomeadamente a bolsa de oportunidades, que permite aos empresários publicar e conhecer oportunidades de cooperação e parceria; o dashboard interativo da performance empresarial, um repositório dinâmico e em atualização contínua, onde podem ser comparados os indicadores mais relevantes para a tomada de decisão dos empresários – com a informação real da economia, por regiões e setores de atividade; e o questionário nacional que pretende fazer o diagnóstico às PME portuguesas, aferindo as suas necessidades para encontrar melhores respostas.

Seguem-se conversas dedicadas às áreas críticas para a competitividade do tecido empresarial: investimento, inovação, economia digital e cooperação, com a intervenção de representantes de empresas e instituições locais, que falarão da sua experiência e projetos nestas áreas estratégicas.

O Link Lab Maia é promovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria, que conta com o envolvimento da Deloitte, com o apoio da Konica Minolta, Crédito y Caución e Iberinform, e com a colaboração do TECMAIA. O projeto AEP Link é cofinanciado pelo Compete 2020, pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Projeto AEP link

«O projeto nacional AEP Link visa melhorar a dinâmica do ecossistema empresarial, desenvolver e aprofundar a colaboração entre PME e outros ‘stakeholders’ que, com a partilha de know-how e influência, poderão beneficiar mutuamente, identificar, potenciar e concretizar novas oportunidades de negócio e parceria.

Pretende desenvolver uma plataforma para facilitar o desenvolvimento de negócio nas PME portuguesas, uma rede nacional de colaboração para acelerar a identificação de parceiros para a promoção de atividades de inovação, para apoiar a inserção das PME na economia digital e captar investimento.

O projeto envolve 1.200 PME, 22 associações empresariais, 12 comunidades intermunicipais, oito instituições de ensino superior. O roadshow AEP Link, composto por 12 eventos públicos, decorre de abril a outubro de 2019 e passa por Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Famalicão, Maia, Coimbra, Leiria, Beja, Castelo Branco, Viseu, Évora e Aveiro.