, ,

BE defende o combate à violência de género


O Bloco de Esquerda da Maia defendeu o combate à violência de género na última sessão da Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia, que se realizou em abril.

O BE informou em nota de imprensa que a representação do partido na Assembleia da Cidade da Maia apresentou uma proposta de recomendação – que foi aprovada por maioria – para a implementação de um Plano de Prevenção e Combate à Violência sobre as Mulheres, a inserir no próximo Plano de Atividades para 2020.

A Recomendação foi aprovada por maioria, com 9 votos a favor (BE e PS/JPP), 1 contra (deputado da Coligação PSD/CDS-PP) e 9 abstenções (PSD/CDS-PP e CDU).

Na sua proposta de Recomendação, o BE referiu a manifestação do dia 8 de março, que contou com a participação de milhares de mulheres em todo o país, protestando em repúdio contra a violência de género.

De acordo com o Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR, nos últimos 15 anos, foram mortas 503 mulheres e cerca de 600 foram vítimas de tentativas de assassinato. No mesmo período, mais de mil crianças ficaram órfãs.

Só início de ano de 2019 já foram assassinadas 14 mulheres e uma criança em contexto de violência conjugal ou conexa.

O Bloco considera que a gravidade da situação exige, também das autarquias locais, uma intervenção mais decidida.

Voto de Louvor ao Acro Clube da Maia aprovado

O representante do Bloco de Esquerda apresentou também a deliberação um Voto de Louvor ao Acro Clube da Maia, que foi aprovado por unanimidade.

O BE felicita o Clube maiato pelos excelentes resultados alcançados pelos seus atletas, em representação da Seleção Nacional, na Taça do Mundo de Ginástica Acrobática, que decorreu no mês de março, nas cidades de Las Vegas, Puurs e Lisboa.

A quadra masculina e o par feminino, constituídos por atletas desta coletividade, venceram o Circuito Mundial de Taças do Mundo e arrecadaram, respetivamente, as medalhas de prata e ouro na competição.

Todos os atletas seniores do Clube foram apurados para o Campeonato do Mundo.

«Para o Bloco de Esquerda, os resultados alcançados pelo Acro Clube prestigiam não só os atletas, treinadores e dirigentes desta coletividade, mas também todos os maiatos.

O Acro Clube da Maia é o maior desta modalidade na região Norte do país, e tem vindo a crescer em termos competitivos nos últimos anos.

Com sede em Nogueira, o Clube ambiciona a construção de um novo pavilhão municipal exclusivamente para os seus atletas das modalidades de ginástica e trampolins», refere a nota de imprensa do BE.