,

Maiatas vencedoras da Taça de Portugal Feminina


Inês Maria Trancoso, Master 30, e Rita Reis, Master 40, sagraram-se vencedoras, da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa. A competição terminou com uma jornada dupla, em Penalva do Castelo, no último fim de semana de maio.

Maria Inês Trancoso (Maiatos) ganhou o contrarrelógio na categoria de Master 30 e foi a segunda classificada na corrida em pelotão, ganha por Raquel Santos (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), com um desempenho suficiente para vencer a Taça de Portugal Jogos Santa Casa na sua categoria etária.  


Rita Reis (Maiatos) impôs-se no contrarrelógio das Masters 40 e Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) ganhou a etapa em circuito, resultado que não impediu Rita Reis de comemorar a conquista da Taça de Portugal. Mais simples foram as contas em Masters 50. Maria Jesus (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) fez o pleno no sábado, 25 de maio, triunfando nas duas corridas e na geral.  


O circuito vespertino foi selecionando o grupo. Ao cabo dos 56,6 quilómetros impôs-se Fiona Hunter-Johnston, que relegou Maaris Meier para o segundo lugar, com o mesmo tempo, e Jennifer Holden (Campinense/Velo Performance) para o terceiro posto, a 1 segundo, e Fiona Hunter-Johnston concluiu a Taça de Portugal Jogos Santa Casa no topo da classificação, com 220 pontos. Seguiram-se Lauren Dolen (Team Rytger), com 85, e Maaris Meier (Maiatos), com 60. 

Marta Branco Elite (Maiatos) terminou no 12º lugar devido à sua ausência nas duas últimas taças, por estar a representar a seleção Nacional na Alemanha e República Checa.


Rafaela Ramalho conquistou o 2º lugar e Beatriz Faria o 4º lugar na geral. Beatriz Roxo, foi líder na 4ª Taça de Portugal, mas nas duas últimas provas o azar bateu-lhe a porta, tendo avarias mecânicas e perdendo a liderança, acabando por ficar em 2º lugar. Mariana Líbano (Maiatos), conquistou o 3º lugar, Carolina Costa participou pela primeira vez em estrada sendo uma boa experiência nesta vertente.


Cláudia Ribeiro, Master 50, conquistou o 2º lugar da Taça de Portugal. A equipa Maiatos venceu coletivamente a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa.

A Equipa Ciclismo Maiatos foi composta da seguinte forma: Paulo Ribeiro – Diretor Desportivo; João Oliveira Roxo – Treinador; Vítor Costa – Mecânico; Maaris Meier – Elite; Marta Branco – Sub 23; Beatriz Faria – Júnior; Rafaela Ramalho – Júnior; Beatriz Roxo – Cadete; Mariana Líbano – Cadete; Carolina Costa – Cadete; Inês Maria Trancoso – Master 30; Rita Reis – Master 40; Cláudia Ribeiro – Master 50.

A Taça de Portugal revelou um forte crescimento do ciclismo feminino face ao ano anterior. Em 2019 participaram, em média, 72 corredoras em cada prova da Taça, mais 75,6 por cento do que a média de 41 participantes de 2018.  

Para 2020 a equipa Maiatos irá propor à Federação Portuguesa de Ciclismo e Câmara Municipal da Maia uma Taça de Portugal de estrada feminina, sendo esta equipa a detentora da Taça de Portugal em 2017, 2018 e agora 2019.