, ,

Gala da Saúde Escolar distribuiu 10 galardões a alunos do concelho


Raquel Duarte, secretária de Estado da Saúde, esteve presente na 14ª Gala da Saúde Escolar, apresentada pelo jornalista Júlio Magalhães, no Fórum da Maia, na passada sexta-feira (dia 7) à noite.

Os anfitriões foram o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, e a vereadora da Educação, Emília Santos.

Na sua intervenção inicial, antes da entrega dos prémios aos alunos e às escolas, o autarca maiato realçou o investimento da autarquia na vida saudável dos alunos, “é isso que procuramos fazer nas escolas todos os dias, uma Educação para bem da Saúde, para que eles cresçam de forma saudável e ativa, para que sejam homens e mulheres de amanhã com potencial intelectual e físico”.

Presidente da Câmara salientou trabalho importante nas escolas

Silva Tiago saudou toda a comunidade educativa e com uma referência especial aos pais, bem como à equipa do pelouro da Educação, que faz “um trabalho muito importante nas escolas”.

A secretária de Estado da Saúde demonstrou muita alegria e satisfação pela forma como viu crianças e pais reunidos e enchendo a sala do Fórum da Maia, como conclusão de um trabalho ao longo do ano em conjunto, entre pais e educadores, ensinando às crianças os princípios básicos para se ter Saúde: “é na casa e na escola que se aprende a ter Saúde”.

Secretária de Estado da Saúde deu os parabéns à Câmara da Maia e às escolas

Raquel Duarte perguntou às crianças quem tinha trabalhado na roda da alimentação e todos na sala responderam de forma afirmativa, deixando esta governante impressionada: “são estas pequenas coisas que nos vão ajudar a ter adultos saudáveis e que nos vão ajudar a ter uma sociedade sustentável, uma sociedade que vai ter pessoas mais participativas e saudável no seu conjunto”.

Assim, Raquel Duarte defendeu que devemos “trabalhar todos em conjunto”, portanto, dirigindo-se aos representantes da Câmara da Maia, afirmou: “estão de parabéns”.

A Gala da Saúde Escolar entregou ainda lembranças a padrinhos e embaixadores desta iniciativa, tendo subido ao palco aqueles que estavam presentes, neste caso: Fernanda Ribeiro, Waze, ACES Maia /Valongo, Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade Porto, Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Instituto Português do Sangue e Transplantação, Liga Portuguesa Contra o Cancro/Núcleo Regional do Norte, LIPOR, Polícia Municipal da Maia.

A grande festa deu-se com a subida ao palco das turmas premiadas. Foram distribuídos 10 galardões aos grandes vencedores das escolas do concelho da Maia.

Galardões:

Projeto de Segurança Alimentar – Maia de Pequenino se Torce o Pepino

Sala 2 da Educadora Célia Moura do Jardim de Infância da ASMAN

Turma 4º ano da Escola da Guarda

Maia Amiga da Dádiva de Sangue

Turma 4º F -EB1/JI Monte Calvário

Projeto de Educação Solar – Maia com o Sol no Coração

Sala 3 da Educadora Ercília Pereira do Infantário de Milheirós (Santa Casa Maia)

Projeto de Educação Alimentar e Ambiental – Maia Refeições Saudáveis e Sustentáveis

Sala 1 da Educadora Natércia Oliveira do Jardim de Infância da ASMAN

Turma 3º D – EB1/JI Monte Calvário

Projeto de Educação Corporal – Maia Melhor Postura Melhor Saúde

Turma 3º A – EB1/JI do Castelo da Maia

Projeto Prevenção Rodoviária – Maia a Prevenção Rodoviária Começa Por Ti

Turma 3º C – EB1/JI das Enxurreiras

Projeto Primeiros Socorros – Maia Pequenos Socorristas

Alunos da Professora Sandra Moreira – Escola da Prozela (recebeu o prémio Prof. José Cerqueira, adjunto da direção do Agrupamento de Escolas Vieira de Carvalho, devido à presença da turma vencedora na festa de fim de ano da escola)

Projeto Almoço Solar

Turma 2º D – EB1/JI D. Manuel II

Projeto Saúde Inclusiva

Turma 4º B – EB1/JI do Corim

Projeto Saúde Emergência Médica – Maia ajuda o INEM a salvar vidas

Sala 4 da Educadora Eduarda Ferreira da Escola nº 1 de Gueifães