, ,

Maia entra na campanha “Por um país com bom ar”

A Maia aderiu à campanha nacional “Por um País com Bom Ar” numa sessão pública evocativa do Dia Mundial do Ambiente, no passado dia 5 de junho, através da celebração de um protocolo de cooperação com a APA- Agência Portuguesa do Ambiente.

A vereadora do Pelouro do Ambiente, Marta Peneda, assinou o documento em que a Maia se propõe a tomar parte ativa em iniciativas na promoção de comportamentos e estilos de vida. Nesta sessão foi anunciado o investimento na Rede de Monitorização da Qualidade do Ar da Região do Norte.

A Câmara Municipal da Maia assinou, no Dia Mundial do Ambiente, o protocolo de colaboração, numa cerimónia inserida nas comemorações levadas a cabo na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, CCDR-N, que contaram com a presença do secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.

Com o protocolo agora assinado, a Câmara Municipal da Maia compromete-se a impulsionar o desenvolvimento de políticas e comportamentos de preservação da qualidade do ar, bem como sensibilizar e alertar para a existência de problemas ligados ao ar que se respira com impactos diretos na saúde, nas alterações climáticas e no ecossistema.

Usar transportes coletivos, fazer pequenas deslocações a pé ou de bicicleta, limitar o uso do automóvel e apostar na mobilidade partilhada são alguns dos bons hábitos que contribuem para a diminuição de emissões de resíduos tóxicos.

Estima-se que seis mil pessoas morram prematuramente por ano, em Portugal, devido à poluição atmosférica.