,

Cuidados no verão com os “amigos de 4 patas”

Chegado o verão, em férias ou por casa, a família reúne-se de forma mais descontraída. E ninguém deve ser excluído. Os “amigos de 4 patas” devem continuar a ter atenções e adequadas à época em que estamos inseridos. O aumento…
,

Pedrouços apresenta condições “ótimas” de qualidade de vida

Joaquim Araújo, presidente da Junta de Pedrouços, aborda nesta entrevista ao Primeira Mão as áreas a que o executivo dá mais atenção. Até ao final do mandato gostaria de ter em construção as novas piscinas e o quartel dos Bombeiros. A…
, ,

Esperança é a palavra de ordem da Banda de Moreira

Domingos José Moreira fundou a Banda de Moreira em 1847 e até hoje o grupo continua a ensaiar num espaço cedido pela família, ligada a uma empresa bem conhecida, a Casa Moreira, havendo também até aos dias de hoje elementos da família…
,

Está de volta a Festa da Senhora Mãe dos Homens

De 19 a 22 de julho decorrerá a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Homens em Pedras Rubras, Moreira. O presidente da Junta, Carlos Moreira, explicou ao Primeira Mão como tomou as rédeas de uma organização que estava parada há três anos. A…
, ,

Miguel dos Santos concentra atenções no Centro Cívico de Águas Santas

Eleito há cerca de sete meses (numa lista do PS) como presidente da Junta de Águas Santas, Miguel dos Santos, estabeleceu consensos e considera que tem reunidas condições para cumprir com o seu projeto para a freguesia, que poderá ser estendido…
,

Selo pela Saúde é um objetivo que une industriais de panificação até 2021

A Panificação tem uma associação que a representa no Norte. A sede é na Maia, mas ainda são poucos os associados tendo em conta o universo de comércio e indústria existentes no mercado. O pão como produto tradicional é ainda…
, ,

Uma presidente de Junta próxima das pessoas

Maria José Neves espera que quando terminar este seu mandato de estreia como presidente da Junta de Milheirós, a “freguesia se torne um local melhor para viver”. Em entrevista ao Primeira Mão, a autarca mostra-se satisfeita com a…
,

Folgosa já tem obra feita após seis meses de presidência de Vítor Ramalho

Após seis meses na liderança da Junta de Freguesia de Folgosa, o Maia Primeira Mão quis saber junto do presidente Vítor Ramalho como tem decorrido o trabalho e a articulação com a sua equipa e com a população. O balanço é “positivo”,…
,

Junta de Nogueira Silva Escura aposta na requalificação de cemitérios e pavilhão polivalente

Ilídio Carneiro tem cerca de 38 anos como autarca na freguesia de Nogueira, sendo desde o último mandato, em união com Silva Escura. Durante os últimos quatro anos desempenhou as funções de tesoureiro, mas após as eleições de 2017…
,

Freguesia de Moreira vai ter transporte a pedido

Carlos Moreira estreou-se na presidência da Junta de Freguesia de Moreira há cerca de seis meses. Candidatou-se por pensar que Moreira tinha “muito potencial, mas estava a ficar um pouco na retaguarda no concelho da Maia”, lembrou nesta…
, ,

Março é festivo com Dia do Pai e véspera da Páscoa

Na Maia, realizam-se diversas ações e espetáculos que celebram o dia do pai. No próximo dia 17, às 16h00, a Biblioteca Municipal leva a efeito a oficina “Música com Bebés & Papás” e no mesmo dia, no Posto de Turismo, realiza-se…
,

No Dia dos Namorados ideias para corpo e espírito

Ao longo dos tempos o Dia dos Namorados tem sido retratado de diferentes formas, umas mais românticas e a apelarem primordialmente ao alimento para o espírito. No entanto, o corpo não pode ser descurado numa data tão especial. A Biblioteca…
, ,

APPACDM pretende novo lar na zona leste da Maia

Jaime Teixeira assumiu no início deste ano o terceiro mandato à frente da direção da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental. O dirigente começou a colaborar com a direção em 2010, acabando por…

Damira adoça o Natal depois de ano premiado com o Melhor Pão

A Puratos realizou este ano o concurso nacional de 'O Melhor Pão Natural de Portugal'. À final chegaram oito receitas, tendo a Confeitaria Damira, de Ermesinde, conseguido um dos tipos de pão “campeão”: o “pão da casa”. A sêmea…
,

Centro Social e Paroquial Lar de Nazaré é segunda casa para muitos maiatos

O Centro Social e Paroquial da Maia – Lar de Nazaré nasceu de uma vontade da Paróquia da Maia em ajudar a combater a solidão dos idosos. Começou com um Centro de Convívio instalado num pré-fabricado em 1993, frequentado por 50 pessoas.…
, ,

Escola Dramática e Musical definiu percurso estratégico

Fundada em 1928, a Escola Dramática e Musical de Milheirós (EDMM), na Maia, está sediada na Rua da Vessada, e apresenta-se como uma associação cultural sem fins lucrativos, articulada com a comunidade. Desde junho que iniciou funções…

Construir uma referência na gastronomia e animação cultural na Maia

Luís e Sónia Reis são o casal fundador e dinamizador dos restaurantes Três Reis, duas casas (Porto e Maia) que favorecem os sabores tradicionais portugueses, a cozinha e pastelaria de qualidade, um conceito assente na confeção com…

Dia da Alimentação focado na migração e pobreza

  Este ano o Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de outubro, é aproveitado pela FAO – a organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – para sensibilizar para a problemática da migração.…

A 4 de outubro assinala-se o Dia do Médico Veterinário

  O próximo dia 4 de outubro é o dia do Médico Veterinário, sendo que nessa data a Ordem dos Médicos Veterinários organiza um 'Open Day', uma espécie de dia de visita livre e gratuita. A iniciativa realiza-se em parceria com diversos…
,

Bombeiros de Moreira da Maia expandem-se no transporte de doentes

A associação dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia é uma das cinco corporações do país com mais trabalho para o INEM, de acordo com um estudo da Liga Portuguesa de Bombeiros. A associação estabeleceu recentemente dois novos…