,

Centro Social e Paroquial Lar de Nazaré é segunda casa para muitos maiatos

O Centro Social e Paroquial da Maia – Lar de Nazaré nasceu de uma vontade da Paróquia da Maia em ajudar a combater a solidão dos idosos. Começou com um Centro de Convívio instalado num pré-fabricado em 1993, frequentado por 50 pessoas.…
, ,

Escola Dramática e Musical definiu percurso estratégico

Fundada em 1928, a Escola Dramática e Musical de Milheirós (EDMM), na Maia, está sediada na Rua da Vessada, e apresenta-se como uma associação cultural sem fins lucrativos, articulada com a comunidade. Desde junho que iniciou funções…

Construir uma referência na gastronomia e animação cultural na Maia

Luís e Sónia Reis são o casal fundador e dinamizador dos restaurantes Três Reis, duas casas (Porto e Maia) que favorecem os sabores tradicionais portugueses, a cozinha e pastelaria de qualidade, um conceito assente na confeção com…

Dia da Alimentação focado na migração e pobreza

  Este ano o Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de outubro, é aproveitado pela FAO – a organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – para sensibilizar para a problemática da migração.…

A 4 de outubro assinala-se o Dia do Médico Veterinário

  O próximo dia 4 de outubro é o dia do Médico Veterinário, sendo que nessa data a Ordem dos Médicos Veterinários organiza um 'Open Day', uma espécie de dia de visita livre e gratuita. A iniciativa realiza-se em parceria com diversos…
,

Bombeiros de Moreira da Maia expandem-se no transporte de doentes

A associação dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia é uma das cinco corporações do país com mais trabalho para o INEM, de acordo com um estudo da Liga Portuguesa de Bombeiros. A associação estabeleceu recentemente dois novos…
,

Trabalho de modernização de Milheirós

A freguesia de Milheirós está intimamente ligada ao cultivo do milho, aos seus moinhos e ao rio Leça. Entretanto, tem crescido de forma harmoniosa, em consonância com os seus quatro séculos de história, apresentando infraestruturas…
, ,

Real Confraria Gastronómica das Cebolas com muitos projetos para o futuro

Formalizada em 2015, a Real Confraria Gastronómica das Cebolas pretende tornar a cebola mais visível nos pratos da Maia e contribuir para dinamizar a economia local. Ricardo Cruz é Grão Mestre Chanceler da Real Confraria Gastronómica…

A arte de bem servir nas Terras da Maia

«A gastronomia, enquanto ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e todos os aspetos a ela associados, resulta de vários fatores como o ambiente natural, a cultura das próprias comunidades, os recursos…

Nestas férias há ir e voltar

Durante as férias as deslocações de automóvel são mais frequente e as viagens mais longas. Infelizmente, é também habitual que com o aumento de tráfego se verifique um pico de sinistralidade nos meses de verão. Cabe aos condutores…

Cuidados com os animais em tempo de férias

Para as famílias que têm elementos de quatro patas a programação das viagens torna-se extremamente necessária, principalmente para aquelas em que vão "todos" de férias. Deve começar por verificar algumas condições relativamente…

Nossa Senhora do Bom Despacho com 11 dias de festa

Uma das novidades deste ano das Festas do Concelho da Maia é um programa recheado de ações em 11 dias consecutivos de festa, com eventos diferentes em mais do que um ponto da cidade, desde o palco principal ao Parque Central e ainda na…
,

Pedrouços promove laços comunitários e não esquece equipamentos essenciais

Pedrouços vai celebrar pela primeira vez o S. João, entre 21 e 25 de junho. É mais uma das iniciativas que o executivo liderado por Joaquim Araújo encontra de aproximar a comunidade num objetivo comum de construir laços de entendimento,…
, , ,

Cooperativa agrícola promove qualidade dos produtores maiatos

Américo Soares está ligado à Cooperativa Agrícola da Maia há dez anos. Foi vice-presidente durante dois mandatos. Nos últimos anos tem desempenhado a função de presidente da direção, encontrando-se já no segundo mandato, acompanhado…
,

Não há livro de instruções para ser uma boa Mãe!

Muito se falava, há alguns anos, que a chegada do século XXI traria diversos desafios para a criação dos filhos. A globalização, as mudanças ambientais e toda uma ruptura de valores e crenças precisariam de ser enfrentadas de modo…
,

Aproveitar melhor a Páscoa na Maia

A Páscoa é um período de reflexão para os católicos, se possível, com o propósito de mudança no sentido de um ser humano melhor, mais humano e compreensivo. Como é normal em quase todas as festividades religiosas, existe uma…

Desafio do pai do século XXI

Pais autoritários, pais passivos, pais democratas. Qual o modelo de paternidade mais aconselhado em pleno Século XXI? O equilíbrio parece ser a chave do sucesso, embora nem sempre seja fácil de alcançar. A paternidade é um dos…
, ,

António Tiago sossega população da Maia e divulga comunicado da DGS

Esta manhã, o vice presidente da Câmara da Maia, António Tiago, falou à comunicação social para dar conta que a Direção Geral de Saúde (DGS) havia enviado ao executivo ontem, dia 14, um comunicado em que afirma que foram «notificados…
, , ,

Faz sentido continuar a falar da igualdade de direitos entre homens e mulheres?

É o que muita gente se questiona...mas se refletirmos atentamente não é de admirar que ainda existam barreiras nos inconscientes, pois basta lembrar que são muito recentes as leis que deram mais igualdade entre mulheres e homens. Só…
Donald Trump

Incerteza de novo a pairar no horizonte

Os próximos seis meses serão, a meu ver, bastante difíceis, quer para Portugal, como para a Europa e para o Mundo. Com a tomada de posse de Donald Trump, são poucos os analistas que arriscam previsões minimamente sustentadas, tal é o…