, ,

ACR Gueifães a casa do Voleibol na Maia

Em 1 de outubro de 1974 nasceu a Associação Cultural e Recreativa de Gueifães, na Maia. Atualmente, a coletividade reúne cerca de 1170 associados, que apoiam as equipas do Voleibol, modalidade a que a associação se dedica em exclusivo.…
, ,

Há 40 anos no karaté António Moreira impulsiona a formação das crianças

António Moreira assinala este ano 40 anos como sensei, um motivo de celebração também no seio do Clube de Karaté da Maia, que dirige há cerca de duas décadas. Apesar de em criança gostar de futebol, António viria a ser aconselhado…
, ,

Universidade Sénior do ICM presta um serviço importante à comunidade

O ICM – Instituto Cultural da Maia surgiu de uma iniciativa do Rotary Club da Maia por volta de 2003, tornando-se numa associação com gestão autónoma, por forma a dinamizar a Universidade Sénior na cidade. Joaquim Guedes integrou…
, ,

Atlética de Águas Santas dinamiza a formação desportiva de muitos jovens

A Associação Atlética de Águas Santas foi fundada em novembro de 1962 e é, desde o início deste ano, liderada por Leal Martins, que já trabalhava na anterior direção, onde desempenhou a função de vice presidente. “Muita dedicação…
,

Lar e centro de dia em VN Telha é a grande ambição de Joaquim Azevedo

Joaquim Azevedo foi eleito presidente como independente em Vila Nova da Telha e, numa coligação com o PSD/CDS-PP, afirma ter um trabalho proveitoso num contexto de diálogo, ao longo do último ano de trabalho na Junta de Freguesia. Após…

Este verão cuide de si protegendo-se do sol

É sabido que a radiação solar é essencial para o bem-estar psíquico e físico, uma vez que contribui para a síntese de vitamina D (indispensável ao desenvolvimento ósseo e ao funcionamento do sistema imunitário). No entanto, está…
,

Cuidados no verão com os “amigos de 4 patas”

Chegado o verão, em férias ou por casa, a família reúne-se de forma mais descontraída. E ninguém deve ser excluído. Os “amigos de 4 patas” devem continuar a ter atenções e adequadas à época em que estamos inseridos. O aumento…
,

Pedrouços apresenta condições “ótimas” de qualidade de vida

Joaquim Araújo, presidente da Junta de Pedrouços, aborda nesta entrevista ao Primeira Mão as áreas a que o executivo dá mais atenção. Até ao final do mandato gostaria de ter em construção as novas piscinas e o quartel dos Bombeiros. A…
, ,

Esperança é a palavra de ordem da Banda de Moreira

Domingos José Moreira fundou a Banda de Moreira em 1847 e até hoje o grupo continua a ensaiar num espaço cedido pela família, ligada a uma empresa bem conhecida, a Casa Moreira, havendo também até aos dias de hoje elementos da família…

Maia Primeira Mão versão e-Paper

Quer receber o Maia Primeira Mão versão e-Paper? É muito fácil, só tem que se inscrever enviando o seu email para geral@primeiramao.pt, receberá de volta no seu endereço eletrónico o jornal versão e-paper, que poderá folhear à…
,

Está de volta a Festa da Senhora Mãe dos Homens

De 19 a 22 de julho decorrerá a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Homens em Pedras Rubras, Moreira. O presidente da Junta, Carlos Moreira, explicou ao Primeira Mão como tomou as rédeas de uma organização que estava parada há três anos. A…
, ,

Miguel dos Santos concentra atenções no Centro Cívico de Águas Santas

Eleito há cerca de sete meses (numa lista do PS) como presidente da Junta de Águas Santas, Miguel dos Santos, estabeleceu consensos e considera que tem reunidas condições para cumprir com o seu projeto para a freguesia, que poderá ser estendido…
,

Selo pela Saúde é um objetivo que une industriais de panificação até 2021

A Panificação tem uma associação que a representa no Norte. A sede é na Maia, mas ainda são poucos os associados tendo em conta o universo de comércio e indústria existentes no mercado. O pão como produto tradicional é ainda…
, ,

Uma presidente de Junta próxima das pessoas

Maria José Neves espera que quando terminar este seu mandato de estreia como presidente da Junta de Milheirós, a “freguesia se torne um local melhor para viver”. Em entrevista ao Primeira Mão, a autarca mostra-se satisfeita com a…
,

Inauguração da nova loja ALDI capta interesse dos maiatos

Hoje é o dia de abertura do Supermercado Aldi, na Cidade da Maia. Das 8h30 às 18h30, o grupo está a proporcionar ofertas especiais aos clientes, incluindo degustações de produtos próprios, tendo ainda um mini bus a fazer viagens…
,

Novo Espaço Comercial ALDI na Maia abre dia 9 de maio

O espaço comercial ALDI abre na Maia a 9 de maio. Na próxima quarta-feira, dia 9 de Maio, a cadeia de supermercados ALDI vai abrir a sua maior loja, até ao momento, no concelho da Maia. Localizada na Rua Joaquim da Silva Torres, junto…
,

Folgosa já tem obra feita após seis meses de presidência de Vítor Ramalho

Após seis meses na liderança da Junta de Freguesia de Folgosa, o Maia Primeira Mão quis saber junto do presidente Vítor Ramalho como tem decorrido o trabalho e a articulação com a sua equipa e com a população. O balanço é “positivo”,…
, ,

Primeira Mão foi à Escola D. Manuel II

A responsável pela área de Informática nas Atividades Extra Curriculares (AEC) da EB1/JI D. Manuel II, na Maia, convidou o Primeira Mão a encontrar-se com as crianças para uma sessão acerca da missão e do funcionamento de um jornal da…
,

Junta de Nogueira Silva Escura aposta na requalificação de cemitérios e pavilhão polivalente

Ilídio Carneiro tem cerca de 38 anos como autarca na freguesia de Nogueira, sendo desde o último mandato, em união com Silva Escura. Durante os últimos quatro anos desempenhou as funções de tesoureiro, mas após as eleições de 2017…
, , ,

Visitas ao Primeira Mão e rádios do grupo Canal5

Esta quinta-feira, dia 5, foi dia de receber as crianças nas instalações do jornal Maia Primeira Mão e das rádios do Grupo Canal5 – Rádio 5, Rádio No Ar e XL Fm. Durante a manhã realizou-se a visita de um grupo de 12 crianças do…