Desafio do pai do século XXI

Pais autoritários, pais passivos, pais democratas. Qual o modelo de paternidade mais aconselhado em pleno Século XXI? O equilíbrio parece ser a chave do sucesso, embora nem sempre seja fácil de alcançar. A paternidade é um dos…
, ,

António Tiago sossega população da Maia e divulga comunicado da DGS

Esta manhã, o vice presidente da Câmara da Maia, António Tiago, falou à comunicação social para dar conta que a Direção Geral de Saúde (DGS) havia enviado ao executivo ontem, dia 14, um comunicado em que afirma que foram «notificados…
, , ,

Faz sentido continuar a falar da igualdade de direitos entre homens e mulheres?

É o que muita gente se questiona...mas se refletirmos atentamente não é de admirar que ainda existam barreiras nos inconscientes, pois basta lembrar que são muito recentes as leis que deram mais igualdade entre mulheres e homens. Só…
Donald Trump

Incerteza de novo a pairar no horizonte

Os próximos seis meses serão, a meu ver, bastante difíceis, quer para Portugal, como para a Europa e para o Mundo. Com a tomada de posse de Donald Trump, são poucos os analistas que arriscam previsões minimamente sustentadas, tal é o…
Agricultura

A evolução e os desafios fa agricultura portuguesa

Não sou um especialista em agricultura, mas acompanho há muito, com gosto e atenção, esta realidade, que é muito mais que uma mera actividade económica de produção de alimentos. E foi nessa qualidade, que estive recentemente na Madeira,…
Ary dos Santos

Ontem e hoje

No dia 26 de Abril de 1974, em Caxias, José Carlos Ary dos Santos escreveu um pequeno poema a que, convenientemente, chamou “Portugal Ressuscitado”. Passadas poucas semanas, a cançonetista Tonicha e o baladeiro Fernando Tordo associaram-se…
Interpretação do século XIX da travessia de Caronte, por Alexander Litovchenko.

SIC TRANSIT…

Os gregos e os romanos legaram-nos um precioso acervo de interessantes pensamentos e de curiosas reflexões, que até hoje fazem parte dos mais emblemáticos valores e tradições da cultura ocidental e, é claro, das tradições e da cultura…
Estátua do Lidador, Maia

Maia: Um programa

1.- Francisco Vieira de Carvalho será um bom candidato, pelas ideias inovadoras que trará à pesada herança herdada. Mas será bom, creio, contribuir, publicamente, para o seu programa eleitoral, dado que os atuais poderes já não aceitam…
Francisco Vieira de Carvalho

Maia: Finalmente um ar do novo

1.- Todas e todos aqueles que são os meus leitores sabem o que tenho refletido sobre as próximas eleições autárquicas. Listas com nomes novos, análise nova e ideias inovadoras. Gostaria que no concelho onde resido ver as ideias e os programas…
António Costa

Balanço de um ano estranho!

O terramoto político – a eleição ganha por Pedro Passos Coelho e o poder tomado por António Costa – foi em 2015 mas as suas as ondas de choque estenderam-se ao longo de todo o ano de 2016 e, ao que o indica, irão prolongar-se em 2017. Aparentemente…
Maia centro

Maia: As esperanças de 2017

1.- A primeira esperança que tenho para a Maia: a liberdade das pessoas pensarem. O pensamento das cidadãs e dos cidadãos é condicionado pelos poderes instituídos, mesmo que esses poderes se digam legitimados pelo voto popular. Até por…
Papa Francisco

Ano de 2016: Três pessoas

1.- O papa Francisco, bispo de Roma, como figura mundial. O papa Francisco continua a surpreender todos, os cristãos e os não cristãos e os que não creem. Possui uma visão ampla e profunda de tudo aquilo que acontece na humanidade. Coloca-se…
Árvore de Natal

A minha árvore de Natal

O Natal é “a festa” da Família e Amigos, por excelência. A celebração religiosa representativa da Solidariedade, da Dádiva e da Partilha tem-se vindo a converter numa festa pagã, símbolo máximo do consumismo e do materialismo. Assistimos…
Um Natal na Síria

Um Natal na Síria

1.- Vemos e ouvimos as tragédias sírias – mas também do Iraque – e não podemos ficar calados, se o fizermos, até as pedras clamarão. Apesar de as minhas crónicas incomodarem algumas pessoas, não posso abafar a liberdade de escrever,…
António Guterres

A missão quase impossível de António Guterres

Como qualquer cidadão português que se orgulha da sua pertença cultural, fiquei sensibilizado pela eleição do nosso compatriota António Guterres para o alto cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas. Creio que…

O Norte e o desenvolvimento nacional

A CCDR-N comunicou em final de Novembro que “dada a dimensão económica da região do Norte, esta região foi o principal motor de crescimento da produtividade em Portugal”, na qualidade de responsável pelo relatório trimestral que completa…
Torre Lidador

Maia: Sandra Lameiras candidata?

1.- Existem assuntos que para cada um são importantes, seja um assunto, uma coisa ou outra. Por que para mim as eleições autárquicas do próximo ano, como cidadão, penso serem importantes, volto a elas. As cidadãs e os cidadãos não são…
Gestão por valores

Gestão por valores

1.- A diferença entre “gestão por objetivos” e “gestão por valores” é abismal. Os objetivos para quem gere são uma ferramenta, para medir e saber por onde se anda, por isso mesmo é que todos os sistemas de gestão conhecidos, se…
Emília Santos

Um Orçamento com falta de Norte

A proposta de OE para 2017 que foi aprovada pela maioria de esquerda na Assembleia da Republica não serve o País. Representa, apenas e só, a sobrevivência política deste Governo. Em Democracia não temos memória de um orçamento de estado…
Caixa Geral de Depósitos

Estava-se mesmo a ver!... Ou não?

O tema Caixa Geral de Depósitos é um daqueles assuntos dos quais os portugueses começam a já não poder ouvir sequer falar. Creio que como a esmagadora maioria dos leitores, não conheço António Domingues de lado nenhum, e como tal,…