,

Pedrouços promove laços comunitários e não esquece equipamentos essenciais

Pedrouços vai celebrar pela primeira vez o S. João, entre 21 e 25 de junho. É mais uma das iniciativas que o executivo liderado por Joaquim Araújo encontra de aproximar a comunidade num objetivo comum de construir laços de entendimento,…
, , ,

Cooperativa agrícola promove qualidade dos produtores maiatos

Américo Soares está ligado à Cooperativa Agrícola da Maia há dez anos. Foi vice-presidente durante dois mandatos. Nos últimos anos tem desempenhado a função de presidente da direção, encontrando-se já no segundo mandato, acompanhado…
,

Não há livro de instruções para ser uma boa Mãe!

Muito se falava, há alguns anos, que a chegada do século XXI traria diversos desafios para a criação dos filhos. A globalização, as mudanças ambientais e toda uma ruptura de valores e crenças precisariam de ser enfrentadas de modo…
,

Aproveitar melhor a Páscoa na Maia

A Páscoa é um período de reflexão para os católicos, se possível, com o propósito de mudança no sentido de um ser humano melhor, mais humano e compreensivo. Como é normal em quase todas as festividades religiosas, existe uma…

Desafio do pai do século XXI

Pais autoritários, pais passivos, pais democratas. Qual o modelo de paternidade mais aconselhado em pleno Século XXI? O equilíbrio parece ser a chave do sucesso, embora nem sempre seja fácil de alcançar. A paternidade é um dos…
, ,

António Tiago sossega população da Maia e divulga comunicado da DGS

Esta manhã, o vice presidente da Câmara da Maia, António Tiago, falou à comunicação social para dar conta que a Direção Geral de Saúde (DGS) havia enviado ao executivo ontem, dia 14, um comunicado em que afirma que foram «notificados…
, , ,

Faz sentido continuar a falar da igualdade de direitos entre homens e mulheres?

É o que muita gente se questiona...mas se refletirmos atentamente não é de admirar que ainda existam barreiras nos inconscientes, pois basta lembrar que são muito recentes as leis que deram mais igualdade entre mulheres e homens. Só…
Donald Trump

Incerteza de novo a pairar no horizonte

Os próximos seis meses serão, a meu ver, bastante difíceis, quer para Portugal, como para a Europa e para o Mundo. Com a tomada de posse de Donald Trump, são poucos os analistas que arriscam previsões minimamente sustentadas, tal é o…
Agricultura

A evolução e os desafios fa agricultura portuguesa

Não sou um especialista em agricultura, mas acompanho há muito, com gosto e atenção, esta realidade, que é muito mais que uma mera actividade económica de produção de alimentos. E foi nessa qualidade, que estive recentemente na Madeira,…
Ary dos Santos

Ontem e hoje

No dia 26 de Abril de 1974, em Caxias, José Carlos Ary dos Santos escreveu um pequeno poema a que, convenientemente, chamou “Portugal Ressuscitado”. Passadas poucas semanas, a cançonetista Tonicha e o baladeiro Fernando Tordo associaram-se…
Interpretação do século XIX da travessia de Caronte, por Alexander Litovchenko.

SIC TRANSIT…

Os gregos e os romanos legaram-nos um precioso acervo de interessantes pensamentos e de curiosas reflexões, que até hoje fazem parte dos mais emblemáticos valores e tradições da cultura ocidental e, é claro, das tradições e da cultura…
Estátua do Lidador, Maia

Maia: Um programa

1.- Francisco Vieira de Carvalho será um bom candidato, pelas ideias inovadoras que trará à pesada herança herdada. Mas será bom, creio, contribuir, publicamente, para o seu programa eleitoral, dado que os atuais poderes já não aceitam…
Francisco Vieira de Carvalho

Maia: Finalmente um ar do novo

1.- Todas e todos aqueles que são os meus leitores sabem o que tenho refletido sobre as próximas eleições autárquicas. Listas com nomes novos, análise nova e ideias inovadoras. Gostaria que no concelho onde resido ver as ideias e os programas…
António Costa

Balanço de um ano estranho!

O terramoto político – a eleição ganha por Pedro Passos Coelho e o poder tomado por António Costa – foi em 2015 mas as suas as ondas de choque estenderam-se ao longo de todo o ano de 2016 e, ao que o indica, irão prolongar-se em 2017. Aparentemente…
Maia centro

Maia: As esperanças de 2017

1.- A primeira esperança que tenho para a Maia: a liberdade das pessoas pensarem. O pensamento das cidadãs e dos cidadãos é condicionado pelos poderes instituídos, mesmo que esses poderes se digam legitimados pelo voto popular. Até por…
Papa Francisco

Ano de 2016: Três pessoas

1.- O papa Francisco, bispo de Roma, como figura mundial. O papa Francisco continua a surpreender todos, os cristãos e os não cristãos e os que não creem. Possui uma visão ampla e profunda de tudo aquilo que acontece na humanidade. Coloca-se…
Árvore de Natal

A minha árvore de Natal

O Natal é “a festa” da Família e Amigos, por excelência. A celebração religiosa representativa da Solidariedade, da Dádiva e da Partilha tem-se vindo a converter numa festa pagã, símbolo máximo do consumismo e do materialismo. Assistimos…
Um Natal na Síria

Um Natal na Síria

1.- Vemos e ouvimos as tragédias sírias – mas também do Iraque – e não podemos ficar calados, se o fizermos, até as pedras clamarão. Apesar de as minhas crónicas incomodarem algumas pessoas, não posso abafar a liberdade de escrever,…
António Guterres

A missão quase impossível de António Guterres

Como qualquer cidadão português que se orgulha da sua pertença cultural, fiquei sensibilizado pela eleição do nosso compatriota António Guterres para o alto cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas. Creio que…

O Norte e o desenvolvimento nacional

A CCDR-N comunicou em final de Novembro que “dada a dimensão económica da região do Norte, esta região foi o principal motor de crescimento da produtividade em Portugal”, na qualidade de responsável pelo relatório trimestral que completa…