Opinião de Jorge Rodrigues em Primeira Mão

Na edição de hoje de Primeira Mão pode encontrar um artigo de opinião de Jorge Rodrigues, intitulado “Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável: Utopia ou Realidade?”

Eis um extracto:

“Administrar é aplicar o conhecimento à acção. O sucesso, a prosperidade e o crescimento económico a médio e longo prazo, implicam uma mudança global na sociedade e no ambiente empresarial.

Apresentar às empresas e aos seus colaboradores os novos desafios para atingir um alto desempenho implica pois compreender que a sociedade e os mercados, enquanto organismos mutáveis, impõem aos seus agentes também uma constante mudança.

Face às alterações a que os mercados estão sujeitos necessitamos de inovar, garantir novas competências e prosperar, motivando e criando novas forças mobilizadoras de mais e melhores inputs no “processo”.

A Câmara Municipal da Maia, constituiu, no passado dia 7 de Outubro, o Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (CMDS), do qual fazem parte dezassete representantes de entidades do município.

Pretende-se, com este órgão, a criação de uma estrutura permanente de debate e acompanhamento relativamente a todas as matérias municipais de sustentabilidade.

Como o comunicado de impressa refere, este Conselho “desenrola-se numa tentativa de criar um tronco comum e sólido entre as várias iniciativas de promoção da sustentabilidade promovidas pela autarquia, maiatos e entidades municipais”.

Do ponto de vista estratégico, a criação de um organismo que congregue as iniciativas relacionadas com o desenvolvimento sustentável na sua complementaridade ambiental, social e económica reflecte um passo em frente. É inegável que este é e deve ser o caminho.”

Envie os seus comentários e sugestões para:

utopiaourealidade@hotmail.com