Maia-SISTGERE vence concurso nacional da Optimus

O Sistema de Gestão de Refeitórios e Cantinas Escolares (SISTGERE), criado pela Câmara Municipal da Maia e aplicado nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico do concelho, venceu a quinta edição do “Optimus Innovation Awards 2008”, um prémio atribuído por Boas Práticas na Administração Pública.

De acordo com uma nota do gabinete de imprensa da edilidade maiata, o projecto SISTGERE é “mais uma moderna ferramenta tecnológica, pioneira”, presente nas escolas do município e que tem como objectivo modernizar o sistema de gestão das cantinas escolares passando do papel para um formato apenas digital e foi implementado este ano lectivo.

Segundo a mesma nota, o custo de implementação do sistema foi de 60 mil euros, no entanto, permite uma redução dos custos operacionais de 35 mil euros por ano para 2500 euros por ano.

Os destinatários deste SISTGERE são os mais de cinco mil alunos do primeiro ciclo do ensino básico e os mais de mil e 500 alunos do ensino pré – escolar.

O “Optimus Innovation Awards” é um prémio que a empresa de telecomunicações promove anualmente em parceria com a Accenture com a pretensão de promover projectos inovadores em três categorias, nomeadamente “m-business” (negócios móveis), “mobilização de processos produtivos” e “mobilização de processos comerciais e de serviço a clientes”, apresentados por instituições das mais variadas áreas. Para o prémio deste ano foram apurados 22 projectos. O galardão destina-se a distinguir entidades públicas e privadas que se tenham evidenciado na adopção e aproveitamento de soluções avançadas de telecomunicações.