Gueifanenses em bom plano na selecção nacional

Após as férias do período natalício, e que serviram ainda para a selecção feminina lutar pelo apuramento para o Mundial de 2010, a divisão A1 feminina está de regresso este fim-de-semana. O Gueifães entra em 2009 com a tarefa difícil, numa jornada dupla em território açoriano.

A equipa maiata está na segunda posição da tabela classificativa, com 22 pontos, a quatro do líder, Clube Académico da Trofa, que ainda não perdeu. O primeiro adversário desta deslocação, amanhã, é o Ribeirense, que está no terceiro posto, com apenas menos um ponto que as maiatas. No domingo, o confronto será com o Clube K, equipa que se encontra no 7º lugar da geral, com 16 pontos.

Entretanto, na Taça de Portugal, segunda eliminatória, as maiatas terão pela frente uma deslocação ao reduto do Sporting de Braga. O jogo está marcado para o dia 24 deste mês.

Entretanto, a selecção portuguesa de voleibol feminino ficou de fora do Campeonato do Mundo de 2010, que será realizado no Japão. A equipa das quinas realizou, em todo o caso, uma participação positiva na poule. Portugal venceu Montenegro por 3-0, na última jornada desta pré-fase, que decorreu em Sheffield, Inglaterra. Antes já tinha vencido a anfitriã, Grã-Bretanha, por 3-2 e perdido com Israel, por 3-0. Israel venceu todos os jogos da poule e foi a única equipa apurada para a última fase de apuramento.

Nesta missão, às ordens dos seleccionadores Juan Diaz e António Guerra, estiveram presentes três atletas do Gueifães, cuja equipa tem apenas jogadoras portuguesa: Amanda Rocha, Ana Paulo e Juliana Antunes.

Masculinos

Duas equipas com carreiras muito similares na divisão A2 masculina defrontam-se amanhã, em Lisboa. O Gueifães desloca-se ao Clube de Volei com tantos pontos conquistados quanto o adversário. Até ao momento, as duas equipas têm 20 pontos, em consequência de sete vitórias e seis derrotas. Logo, este é um confronto de desempate, provisório, claro. A única diferença em termos pontuais entre as duas equipas reside apenas no facto do clube da Maia ter mais um set conquistado que o seu adversário deste fim-de-semana.

Castelo da Maia entrou com a mão direita

O Castelo da Maia entrou da melhor forma em 2009, somando duas vitórias na deslocação ao arquipélago dos Açores. Primeiro, com uma vitória confortável, por 3-0, em casa do Clube K, o 10º classificado do campeonato A1. Depois, com um triunfo muito mais suado, num embate equilibrado no reduto do Fonte Bastardo. Os maiatos foram mais fortes na ‘negra’ e venceram por 2-3, aproveitando para ganhar alguma distância do quarto classificado.

Com estes triunfos, o Castelo da Maia mantém a terceira posição, com 27 pontos, a dois do Sporting de Espinho e do Vitória de Guimarães, que são os líderes da competição. Amanhã, os pupilos de Alexandre Afonso recebem o Marítimo e são claramente favoritos perante o 11º classificado.