PS acusa Câmara da Maia de “total incapacidade e de uma apatia quase doentia”

O Partido Socialista (PS) da Maia acusou a Câmara Municipal de “total incapacidade e de uma apatia quase doentia por parte da maioria e só há uma cura e para isso estamos a trabalhar.” A afirmação partiu do cabeça-de-lista à Assembleia Municipal e professor, Luís Rothes, que ao lado da candidata à Câmara Municipal e professora, Alice Felgueiras, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, apresentava os resultados das visitas efectuadas a escolas e agrupamentos do município e das propostas do partido para a Maia.

Os socialistas visitaram a escola Secundária de Águas Santas e o Agrupamento de Escolas de Pedrouços, “com a preocupação de abranger todos os ciclos de ensino até ao secundário”. E na Maia, disse Luís Rothes, percebe-se que há “claramente um impacto positivo” das medidas implementadas pelo Governo no que toca, por exemplo, “na qualificação e expansão da rede pré-escolar, na melhoria das condições de trabalho no primeiro ciclo e um esforço para garantir uma escola a tempo inteiro”, esta última relacionada com a preocupação dos socialistas “de apoiar as famílias”, entre outras.

No entanto, os socialistas entendem que a Câmara Municipal “não tem acompanhado este esforço reformista do Governo e tem evidenciado insuficiências, incompetências e incapacidades”. Insuficiências, por exemplo, na própria construção da Carta Educativa.

Alice Felgueiras também salientou como aspectos positivos a vontade do Governo criar uma escola inclusiva, uma escola para todos ”independentemente do nível escolar ou etário”. E nas escolas visitadas houve uma preocupação de criar os cursos EFA – Educação e Formação de Adultos e os CEF – Cursos de Educação e Formação, inseridos nas Novas Oportunidades.

Também se mostra crítica quanto à política autárquica. “Acho que tem sido mais uma política de tapar furos, avulsa e pontual, do que uma política de estratégica”.

Isabel Fernandes Moreira

Ouça as declarações de Luís Rothes_ [audio:ROTHES_EDUCACAO.mp3]