,

Primeiro Festival da Diferença no Fórum da Maia

Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia marcam no sábado presença no primeiro Festival da Diferença. Será no Fórum da Maia, organizado pela Criança Diferente – Associação de Amigos, da Maia.

O principal objectivo passa por reunir as instituições que trabalham com crianças com deficiência e mostrar o que sabem fazer de melhor. Ao mesmo tempo, sublinha a presidente da Criança Diferente, Clarisse Monteiro, sensibilizar as pessoas para esta causa.

[audio:9_junho_festival_diferenca.mp3]

“Se sou diferente de ti, longe de te diminuir, aumento-te”, de Saint-Éxuper, é a citação usada pela associação no convite lançado às instituições para este Festival da Diferença. Mas a resposta ficou aquém do desejado pela organização. Talvez por ser um sábado, talvez por ser num fim-de-semana alargado pelo feriado de sexta-feira. Ou, simplesmente, admite Clarisse Monteiro, por ser ainda uma novidade:

[audio:9_junho_convites_diferenca.mp3]

Ainda assim, seis instituições juntaram-se à Criança Diferente para o festival de sábado.  São elas a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, a associação Raríssimas, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Maia, a APPACDM de Matosinhos, a APPACDM de Gaia e o Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual (MAPADI) da Póvoa de Varzim. Estava também prevista a participação da Asaociação Portuguesa de Paralisia Cerebral do Porto, mas não colabora por ser num fim-de-semana prolongado.

A festa começa às 15h00, no Fórum da Maia. A entrada custa cinco euros e reverte para todas as entidades presentes, já que cada uma delas teve bilhetes disponíveis para vender.

Marta Costa

Programa do 1º Festival da Diferença

Criança Diferente  – “Vai lavar a roupa suja”

Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde (Touguinha) – “A lição do Tonecas”

Raríssimas -“Ser RARO é ser precioso”

APPACDM de Gaia – Quando alguém nasce”

APPACDM de Matosinhos – “Dança dos sons”

INTERVALO

Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde – “A Magia dos Abraços”

Criança Diferente – “O pássaro e o Príncipe encantado”

APPACDM de Matosinhos – “Dança dos sons”

APPACDM de Gaia – “Anos 40”

MAPADI – “O pai da Criança”