CEIIA integra Curitiba 2020

O CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, na Maia, integra um projeto de mobilidade único no mundo.

O projeto “Curitiba, Mobilidade de primeira geração”, que vai fazer da cidade brasileira a primeira no mundo onde a mobilidade será uma ‘utility’, foi apresentado e tem como objetivo conseguir a integração de todos os serviços de mobilidade da cidade, permitindo a existência de uma fatura única de mobilidade.

O CEIIA é um dos parceiros deste projeto de grande dimensão que vai tornar até 2020 a cidade brasileira no maior centro de mobilidade avançada. A iniciativa conta também com a Prefeitura de Curitiba, a ITAIPU (rede geradora de energias limpas e renováveis), a Renault Nissan, a URBS – Urbanização de Curitiba, e o IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planeamento Urbano de Curitiba que contribuem em diferentes vertentes.

curitiba

O projeto “Curitiba 2020” materializa-se num conjunto de eixos de ação que evidenciam componentes de inovação que colocam a cidade brasileira na frente: inteligência – através de um sistema de gestão e monitorização com base na plataforma MOBI.ME; dispositivos – utilizando autocarros inteligentes, veículos e bicicletas elétricas; e infraestruturas – através de uma rede inteligente e multifuncional de carregamento elétrico.

O CEIIA vai ser responsável pela implementação, gestão e monitorização da micro rede de carregamento, através da utilização do MOBI.ME, bem como pela integração de veículos, eletropostos e outros dispositivos em conjunto com a ITAIPU e pelo apoio na preparação dos veículos e dos pontos de carregamento.