Mostra Agrícola da Maia destaca carne barrosã

Pelo segundo ano consecutivo, a Maia recebe uma Mostra Agrícola, que reúne as tradições e os costumes maiatos, com a ruralidade e a gastronomia tradicional portuguesa. Entre 11 e 14 de Julho, são esperados cerca de 100 mil visitas no espaço da Feira da Maia.

Reunindo vários produtores, a 2ª Mostra Agrícola da Maia vai ser o ponto de encontro de produtos hortícolas de origem maiata, que podem ser apreciados e comprados pelos visitantes do evento. Destes produtores destaca-se a presença de um dos maiores produtores de manjericos do país, Joaquim Araújo, presidente da Junta de Pedrouços.

O evento vai acolher cerca de 40 animais, numa exposição que apresenta várias espécies de bovinos, com a raça barrosã em destaque, o porco bísaro, pequenos ruminantes, equídeos e aves de capoeira.

Mostra Agrícola

O recinto vai ter à disposição “tasquinhas” com iguarias típicas, como a broa de milho tradicional da Maia, os enchidos de Lamego e Boticas, as provas de azeite da Murça, os vinhos e as compotas, entre outros petiscos. Os apreciadores da carne barrosã podem ainda degustar o peculiar sabor da espécie bovina no restaurante da Associação da Carne Barrosã, ao almoço ou ao jantar.

Organizada a pensar em todas as idades a 2ª Mostra Agrícola da Maia apresenta propostas de entretenimentos com uma exposição de tractores agrícolas antigos restaurados, tractores em miniatura para os mais pequenos.

O último dia do evento, 14 de Julho, é dedicado ao “Agricultor” com o objectivo de reavivar uma antiga tradição maiata, na qual os vários produtores agrícolas se reuniam em convívio.