Praça da Liberdade na Casa Ronald MCDonald do Porto

O programa Praça da Liberdade, da Rádio 5, esteve na Casa Ronald MCDonald do Porto, para conhecer por dentro o seu projecto. Isabel Aragão, a directora, foi a anfitriã que veio, ela própria, à porta para receber Victor Dias, com quem teve uma esclarecedora conversa, e a quem teve a oportunidade de mostrar “in loco”, de que forma a instituição concretiza a sua missão e cumpre os seus objectivos.

A Casa, onde os quartos têm nome de frutos, como pêra, laranja, maçã, ou morango, numa nomenclatura muito tutifruti, e onde nada é fruto do acaso, pelo contrário, tudo foi pensado e realizado ao pormenor, para proporcionar aos hóspedes, uma estadia o mais agradável possível.

ronaldmcdonald_016PJM

Com pouco mais de seis meses de funcionamento efectivo, a Casa Ronald MCDonald, que bem poderia ter o cognome de Casa dos Sorrisos, já acolheu mais de 70 famílias, oriundas de distritos tão distantes como Braga, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Viana do Castelo, Leiria, Lisboa, Castelo Branco e Arquipélago da Madeira, além do Porto.

Victor Dias falou com algumas das crianças e mães que ali encontram um conforto e aconchego que, por certo, ajuda a lutar contra as doenças mudaram o quotidiano das suas vidas, impondo rotinas e sacrifícios que ali se amparam, no ombro amigo, de pessoas que vivem realidades semelhantes, apoiadas por uma pequena legião de generosos voluntários que doam o seu tempo, a sua alegria, os seus sorrisos, enfim, um pouco das suas vidas.

O programa Praça da Liberdade é emitido já este sábado, entre as 13h00 e as 14h00, na Rádio 5 (88.4 e 89 FM), a rádio que tem o Porto no coração.