Dia para defender (e adotar) os animais

A Câmara da Maia celebra o Dia do Animal com um conjunto de atividades dedicadas à defesa dos animais. O evento decorrerá este dia 8, no Jardim do Lago dos Maninhos. Já no dia 4 realizou-se ação ambiental.

De modo a dotar de notoriedade o Dia Mundial do Animal, a Câmara Municipal da Maia promove a realização do Petfest, este sábado, durante todo o dia, no Jardim do Lago dos Maninhos. Inserida na Campanha de Sensibilização para o bem estar animal, esta campanha é levada a cabo desde o início do ano, sendo totalmente dedicada aos animais de estimação, sob o mote da Campanha “Amigos para Sempre!”.

A atividade, aberta à comunidade em geral, conjugará todas as componentes da campanha, sendo dado especial destaque à adoção responsável, com a concretização de mais um feira de adoção de animais.

Assim, neste dia dedicado aos animais, o apelo à adoção será uma prioridade. Todo o evento será centrado nos animais de companhia, e na possibilidade de se adotar um animal no próprio espaço do evento. Será oferecida a vacina e o microchip do animal adotado, à semelhança das anteriores feiras de adoção.

A cada pessoa que adotar uma animal no dia do evento será ainda oferecida uma t-shirt com a inscrição “Eu já adotei um amigo para sempre!” e um dispensador portátil de sacos para dejetos sob o mote “Não te esqueças do meu presente!”, contribuindo para a consciencialização dos novos donos para esta problemática.

O Petfest contará ainda com a presença de mascotes alusivos a animais domésticos, nomeadamente cão e gato, que irão interagir com os munícipes.

Durante o dia, haverá ainda a presença de monitores, que prestarão esclarecimentos acerca dos cuidados básicos a ter com os animais de companhia, sendo oferecidos os respetivos “Guias de Cuidados Básicos” aos interessados.

A iniciativa será desdobrada em dois espaços temporais, sendo que da parte da manhã as atividades decorrerão das 10h30 às 12h30, e da parte da tarde, as ações serão dinamizadas das 15h30 às 17h30.
Durante a tarde serão ainda atribuídos os prémios do concurso de fotografia “Amigos para sempre” a decorrer desde o dia 20 de junho.

Na data instituída para o Dia Mundial do Animal em 1931, o dia 4 de outubro, o Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta e o Centro de Recuperação de Fauna e Flora Selvagem do Parque Biológico de Gaia associaram-se nesta comemoração e realizaram uma ação de cariz ambiental: foi efetuada a libertação de um Peneireiro vulgar (Falco tinnunculus), um Açor (Accipiter gentilis) e de um ouriço-cacheiro (Eurinaceos europaeus).

A devolução destes animais à natureza decorreu na Quinta da Gruta e no Parque de Avioso – S. Pedro.