Saberes da Misericórdia dão origem a um seminário

No âmbito das comemorações do Ano Santo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, a Santa Casa da Maia vai realizar o seminário “Diálogos de Vida – saberes de Misericórdia”, que terá lugar no próximo dia 12, com início às 9h00, no Fórum da Maia.

O evento é de entrada livre, mas sujeito a inscrição. Educação, empreendedorismo e o envelhecimento serão temas fulcrais nos espaços de debate inseridos na atividade, que conta com convidados especialistas nestas vertentes, a par de testemunhos.

Logo a seguir à sessão de abertura, será apresentado o documentário “Dentro de portas”, que foi realizado nas respostas sociais da Santa Casa da Maia.

A partir das 10h00, Emília Santos, deputada na Assembleia da República, irá moderar o debate sobre “Educação e capacitação”, que contará com intervenções de Sara Barros Araújo (Professora adjunta na Escola Superior de Educação do Porto), Mário Rui Lourenço (psicólogo no agrupamento de Pedrouços) e Isabel Batista (Professora associada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica).

Após um momento musical (com o coral “Cor da Voz”) e de uma pausa para café, por volta das 11h20, começa o segundo painel sobre “Envelhecimento e qualidade de vida” com a intervenção de Carlos Sequeira (Professor Catedrático na Escola Superior de Enfermagem do Porto), João Freitas (Psiquiatra), Liliana Ribeiro (Psicóloga), sendo a moderação de Aloísio Nogueira (secretário da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa).

A tarde recomeça com a atuação do Projeto Gaiteirus (gaitas de foles) e a partir das 14h30 com o painel 3 sobre “Qualificação, emprego e empreendedorismo”. Avelino Leite, diretor do centro de emprego da Maia, irá moderar a discussão com os oradores Hélder Sampaio (Gestor de Comunidade), Carlos Azevedo (diretor académico do IES), Paula França (do núcelo de planeamento e intervenção nos Sem-Abrigo do Porto – ISS), Carolina Ferreira (Psicóloga).

A sessão de encerramento está agendada para as 16h30, mas antes ainda se realiza um momento de teatro “Toma lá flor” pela oficina “Teatro das Invenções”.