Parlamento dos Jovens passou pela Maia

Emília Santos

O Parlamento dos Jovens passou pela Maia com a deputada Emília Santos (grupo parlamentar do PSD) a efetuar visitas às escolas e a esclarecer os alunos sobre os órgãos de soberania nacionais.

No último mês, a deputada esteve numa sessão na Escola Secundária da Maia sobre o tema “40 anos de Constituição e poder local” e passou ainda pela Escola EB1/JI de Cidade Jardim para falar com as crianças de uma turma do 4º ano.

No passado dia 23 de janeiro, Emília Santos respondeu ao convite da turma orientada pelo professor Pedro Nogueira, da EB1/JI Cidade Jardim. Os alunos escreveram-lhe a pedir para visitar o Parlamento e a Presidência da República.  A deputada maiata Emília Santos respondeu visitando a turma e aproveitando para esclarecer dúvidas dos alunos “sobre o funcionamento da Assembleia e o papel dos deputados”.
A visita valeu a pena, sublinhou Emília Santos, porque “foi um momento encantador e que me deu uma renovada esperança na nossa juventude, que se mostrou ativa e informada”.

A deputada ficou satisfeita ainda por saber que os alunos irão realizar a “merecida viagem” para uma visita de estudo “à Casa da Democracia”.

Já no dia 16 de janeiro, a deputada tinha estado numa sessão com quatro turmas do secundário, no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens. Sob o tema “40 anos da Constituição e poder local”, este encontro foi uma “sessão de trabalho importante para esclarecer os alunos acerca do funcionamento dos diversos órgãos de soberania portuguesa, do papel dos deputados nos diversos grupos parlamentares da Assembleia da República”, ao mesmo tempo que fomenta a sua “participação cívica”, como salientou a professora da Escola Secundária da Maia que coordenou a visita, Eunice Neves.

A Secundária da Maia é uma das diversas escolas pelo país que se inscreveram no Parlamento dos Jovens e que estão a receber, nestes primeiros meses do ano, sessões de esclarecimento. Ao que tudo indica, em março, serão selecionadas as escolas a nível distrital, que poderão levar os seus alunos à sessão nacional na AR, que se realizará em maio.

Angélica Santos