,

A Champions League da Ginástica Acrobática arranca na Maia

A Ginástica Acrobática também já tem a sua Liga dos Campeões e a Maia vai acolher, de 1 a 3 de novembro, a primeira edição desta nova competição que vem juntar os melhores clubes e os melhores atletas da modalidade.

A prova, que vai permitir reunir no nosso país alguns dos melhores ginastas do mundo na acrobática, terá como palco o complexo municipal de ginástica da Maia.

Com um novo formato, mais rápido, mais próximo do público (e no qual o próprio público ajuda na decisão), a Acro Champions League é um evento pioneiro que apresenta um dos maiores Prize Moneys de sempre na modalidade.

Nesta primeira edição, organizada pelo Acro Clube da Maia, estão inscritas 10 delegações de diferentes países, como Bélgica, Inglaterra, Espanha, Rússia e Portugal. São mais de 100 ginastas, provenientes de cinco países.

«Trata-se de uma ideia pioneira na Ginástica Acrobática. Aproveitamos um momento da época em que não há competições no calendário internacional e criamos um evento mundial, que procurará encontrar o melhor clube do Mundo. Esta é a primeira edição, por isso estes clubes que agora se juntam ao Acro Clube da Maia são um pouco uns visionários! É realmente fantástico que estas delegações da Bélgica, de Inglaterra, de Espanha, de Portugal e da Rússia se tenham juntado a esta nova odisseia. E uma vez que esta prova reúne os três melhores clubes de cada país, a garantia de qualidade esta assegurada!», explica Lourenço França, diretor técnico do evento.

Nesta nova prova todo o formato competitivo é diferente, conforme adianta Lourenço França: «Os clubes competem literalmente entre si. No fim, os juízes terão as suas notas e votarão no clube campeão, mas o público presente no recinto também terá uma palavra a dizer! Através de uma aplicação de telemóvel votarão no par ou grupo que consideram o melhor e estes terão, também, um prémio. O próprio ajuizamento será mais próximo do público, com algumas explicações que ajudarão a compreender o que se está a passar durante a prova. Entendemos que quanto mais interativa for uma competição, maior atratividade terá».

O diretor técnico do evento deixa também uma mensagem para todos os que forem assistir: «Estamos a contar com o público da Maia, e não só, a vibrar durante estes dois dias de prova. Para além do mais, a entrada na sexta-feira, o primeiro dia de prova, é gratuita para os alunos das escolas da Maia. Basta apresentarem o cartão de estudante na bilheteira».

O evento tem o apoio do jornal Primeira Mão.