,

Câmara estuda Estratégia Municipal para responder a alterações climáticas

Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta

A Câmara Municipal da Maia promoveu, no passado dia 6, na Quinta dos Cónegos, um Workshop Participativo com as forças vivas do concelho, visando o debate na área das alterações climáticas.

O encontro que decorreu ao final da tarde, teve por objetivo congregar uma pluralidade de perspetivas e domínios setoriais na área da adaptação climática.

Este workshop constituiu assim um espaço de diálogo, de auscultação e de participação dos intervenientes, representativos da sociedade civil, instituições e serviços municipais no processo de elaboração da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Maia.

O município considera as alterações climáticas como um dos desafios mais importantes do século XXI. A adoção de uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas pretende promover, em todo o território municipal, uma resposta coerente às múltiplas problemáticas nesta área.

Assim pretende-se um conjunto de ações de gestão preventiva e adaptativa, valorizando o planeamento e sustentabilidade territorial como fatores de resiliência climática, reduzindo as incertezas e antecipando os desafios dos próximos tempos.

«Os contributos recolhidos no Workshop Participativo enriquecerão o processo de acompanhamento e implementação da Estratégia em elaboração, através da criação de sinergias colaborativas e mediação entre os diferentes agentes locais, no sentido de uma governança adaptativa mais eficiente, participada e duradoura».