,

Encontro sobre tuberculose promovido pelo ACES Maia/Valongo

No próximo dia 25, decorrerá no Grande Auditório do Fórum da Maia a edição de 2019 do Encontro Regional de Tuberculose no Norte, subordinado ao tema “Unidos pelo mesmo fim: vencer a tuberculose”.

Este encontro é promovido pelo Agrupamento Centros de Saúde Maia/Valongo e a coordenação regional do Norte do Programa Nacional para a Tuberculose.

A parte da manhã, das 9h50 às 13h00, será aberta ao público e o período da tarde,14h30 às 17h00, dedicado apenas aos profissionais que trabalham no tratamento da Tuberculose.

Vão ser abordados diversos temas como a Inteligência Artificial ao serviço da luta contra esta doença, vacinação BCG, acompanhamento dos doentes e articulação com rede social. Será também apresentado pelo ACES Maia/Valongo a caraterização da Tuberculose nos últimos 5 anos.

O encontro estará inserido nas comemorações do Dia Mundial da Tuberculose (24 de março) e será, como habitualmente, um espaço de troca de experiências e de melhoria dos conhecimentos relativos a esta doença.

Recorde-se que o Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.