,

JSD à conversa com jornalista Pedro Cruz

A JSD Maia organizou, no dia 21 de junho, mais uma edição do “À Conversa com”, desta feita com Pedro Cruz. A estrutura juvenil levou até à Escola Príncipe da Beira, em Gueifães, o jornalista, sub-diretor da SIC e especialista em política.

Numa sala com mais de 60 pessoas, debateu-se o tema “Dos Media à Política: a influência das fake news”.

A conversa, moderada pelo presidente da JSD Maia, Bruno Bessa, permitiu aos presentes, numa fase inicial, conhecer o trajeto profissional do convidado, tendo este relatado alguns dos momentos mais marcantes enquanto enviado especial à guerra do Kosovo e à guerra Líbano-Israel.

Num segundo momento, foi abordado o tema das “Fake News”. Para Pedro Cruz “é impensável os media difundirem notícias falsas”, pois isso resultaria “no fim do jornalismo”.

O sub-diretor de informação da SIC referiu que “é importante distinguirmos notícias falsas de notícias erradas”, relembrando que “os jornalista são humanos e, de vez em quando, também erram”.

Quanto ao papel da internet na criação e difusão de notícias falsas, acrescentou que “abriu espaço para um novo negócio, a maioria dos sites de notícias falsas têm propósitos exclusivamente económicos”.

Por fim, referiu-se às notícias falsas emergentes de “guerras políticas”, algo difícil de controlar, tendo para isso aconselhado aos presentes que, “hoje, não basta ter acesso à informação, é preciso procurar o autor, saber quem escreveu a notícia e, por vezes, até a fonte”.

A conversa, que decorreu noite dentro, versou ainda sobre diferentes temas como reforma do sistema político e eleitoral, os elevados níveis de abstenção e a desadequação dos políticos aos tempos atuais.

Perante uma sala repleta de militantes, simpatizantes e membros da sociedade civil, o jornalista mostrou-se bastante crítico do ‘status quo’, deixando mesmo alguns conselhos de mudança aos políticos presentes.