, ,

De regresso as ciclopatrulhas da Polícia Municipal

A Polícia Municipal da Maia deu início, no último dia 6, ao habitual patrulhamento dos espaços públicos pelas equipas de ciclopatrulha. Uma ação que tem especial incidência em toda a extensão do Eco caminho, Parque da Cidade Desportiva e Urbanizações do Novo Rumo, Maninhos e Sobreiro.

O patrulhamento pelas ciclopatrulhas da PM torna-se possível a partir desta altura em que esta força já concluiu os programas de proximidade desenvolvidos ao nível da Prevenção Rodoviária, bem como as vigilâncias efetuadas em regime permanente aos eventos municipais associados à Hortíssima, Animaia e Feira de Artesanato, a que acresce o acompanhamento efetuado ao Turismo Sénior.

De acordo com informação da Câmara Municipal, a Polícia Municipal (apeada ou ciclopatrulha) poderá usar também a linha de metro, tendo em conta a concentração de agentes nas instalações do Castelo da Maia e a necessidade de garantir a sua deslocação para o centro da Cidade da Maia, local privilegiado de atuação das equipas de ciclo patrulha.

A utilização do metro facilita a rápida deslocação dos agentes entre o Castelo da Maia e o centro da Cidade da Maia, dada a extensão entre estes dois locais e o regime de turno praticado. Assim será normal os cidadãos verem de forma regular agentes da PM entre as estações ISMAI e algumas destas estações: Mandim, Fórum da Maia e Parque Maia.

Graças a este tipo de deslocação, a PM irá aproveitar para garantir outra das suas missões, a vigilância nos transportes urbanos locais, em coordenação com as forças de segurança.

Polícia Municipal instalada desde Março na nova sede no Castelo da Maia

A Polícia Municipal da Maia tem nova sede, que agrega também a área operacional da Proteção Civil, desde março deste ano.

As novas instalações foram inauguradas na Rua Armindo Moreira no dia 1 de março, tornando possível aos serviços de segurança e emergência terem “condições melhor adaptadas às necessidades operacionais de ambos, numa lógica de partilha colaborativa de recursos”, de acordo com o presidente da Câmara da Maia na sessão inaugural.

A Polícia Municipal da Maia é um serviço municipal especialmente vocacionado para o exercício de funções de polícia administrativa, de natureza civil, com estrutura, organização e hierarquia próprias, dependendo diretamente do presidente da Câmara Municipal da Maia ou de vereador com poderes delegados, atualmente, Mário Nuno Neves.

No exercício das suas funções compete à Polícia Municipal fiscalizar, na sua área de jurisdição, o cumprimento das leis e regulamentos que disciplinem matérias relativas às atribuições da autarquia, à competência dos seus órgãos e demais competências que lhe sejam legalmente cometidas.

A PM coopera também com as outras forças de segurança como a PSP e GNR na manutenção da ordem pública.